12 milhões de pedidos em pizzarias já foram feitos em 2023, afirma a VR

Em 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Pizza. A VR, ecossistema de negócios em mobilidade, gestão do RH e benefícios em alimentação, fez um levantamento que mostrou que, durante os períodos mais críticos da pandemia, entre 2020 e 2021, a empresa registrou mais de 52 milhões transações em pizzarias. No ano passado foram 26 milhões e, até agora, desde janeiro deste ano, já foram realizados mais de 12 milhões de pedidos em pizzarias em todo o Brasil pela operadora. Conheça outras curiosidades sobre a forma com que o brasileiro consome a pizza: 

Preço

Segundo o levantamento da VR, 74% dos respondentes pagam entre R$ 30 e R$ 70 em uma unidade e o valor médio recebido pelas pizzarias é de R$ 47. Mas, desde o início da pandemia, o preço tem subido gradualmente: era R$ 40, em média, em 2020; R$ 42, em 2021; e R$ 46, no ano passado. Infelizmente, houve quem precisasse abrir mão ou reduzir o consumo desse prato. Os consumidores apontam dois principais motivos para isso são: falta de dinheiro (55%) e restrições alimentares (37%). 

E, na hora de pagar a conta, os principais meios de pagamento são: vale-refeição (57%), cartão de crédito (56%) e de débito (49%). Para 76% dos respondentes, o sábado é o dia preferido para fazer o pedido, seguido pela sexta-feira, escolhido por 59%. 

Digitalização

Segundo a VR, com base em outra pesquisa externa feita em parceria com o Instituto Locomotiva, no final do ano passado, 90% dos comerciantes afirmaram investir em ferramentas on-line para aumentar as vendas. Quem oferece delivery diz que o serviço corresponde a 50% do faturamento. Para Priscila Abondanza, Diretora-Executiva de Clientes da VR, é fundamental que o empreendedor utilize cada vez mais a tecnologia como uma aliada. “É importante que os proprietários de pizzarias vejam a tecnologia como uma forma de potencializar as transações de pagamento, o relacionamento com o cliente e, principalmente, fazer a gestão dos negócios e dos colaboradores”, afirma a especialista em experiência do cliente. Segundo aquele estudo, os aplicativos de delivery se tornaram a principal escolha do brasileiro. Mais de 60% dos respondentes afirmaram optar pela facilidade, seguido por 48% que fazem pedido pelo Whatsapp. Já ainda quem peça pelo telefone, 34%, ou direto no balcão, 27%, o que tende a privilegiar a pizzaria do bairro.

Ritual

Os sabores queridinhos dos brasileiros, em uma disputa acirrada, são: calabresa (18%), marguerita (16%) e quatro queijos (13%). Na dúvida, 91% pedem meio a meio e 70% não têm problema com a cebola. Para mais de 60% tem que ser fininha, enquanto 30% ainda preferem mais grossa. Existe até o jeito certo de começar. Para 63% o jeito certo de comer a fatia é começando da ponta para a borda, contra 15% que fazem o contrário. Para a grande maioria (90%), o tamanho ideal é o grande, que entrega oito fatias, natural já que a maioria, 41%, conta que come três pedaços. Para acompanhar a refeição, 90% disseram optar por refrigerante, 21% por vinho e 11% por cerveja. 

Pizza pode

Segundo os critérios utilizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, os ingredientes da pizza tradicional são os alimentos in natura, ou seja, aqueles que não tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite; e os minimamente processados, que são os alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas como grãos moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. Já a pizza congelada, rejeitada por mais de 80% dos respondentes, é um alimento ultraprocessado, desaconselhado para consumo, segundo o guia.

A publicação ainda informa que uma refeição apropriada deve levar em consideração a cultura, e o Brasil tem forte influência da culinária italiana, e a comensalidade, isto é, comer em companhia. A recomendação vai ao encontro do que levantamento da VR apurou que mais de 90% dos respondentes comem pizza acompanhados de amigos e familiares.

Sobre a VR

A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão do RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores. 


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