Exposição sobre centenário do rádio no Brasil ganha versão digital
Já está disponível no Portal da Câmara dos Deputados a íntegra da mostra “Rádio: Centenário e Antenado”, que esteve em exposição na instituição entre os dias 5 e 15 de junho. Na versão virtual, o internauta encontrará os áudios, textos, fotos e infográficos presentes na versão física, assim como o aspecto visual dominante na exposição, nas cores preta e amarela.
A mostra conta como o pioneirismo do padre inventor Roberto Landell de Moura, a curiosidade de engenheiros da Rádio Clube de Pernambuco e o idealismo do educador Edgard Roquette-Pinto transformaram o destino do rádio, que nasceu como uma ferramenta de tecnologia militar e comercial e tornou-se um veículo de informação e cultura.
O marco dessa transformação foi a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro. Na ocasião, uma demonstração pública da nova tecnologia radiofônica evidenciou as possibilidades da ferramenta.
Três áudios relatam momentos importantes da história do rádio no Brasil: o primeiro traz Roquette-Pinto falando da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923; o segundo trata da abertura da primeira edição de A Hora do Brasil, em 7 de setembro de 1938; e o terceiro registra a entrada da Rádio Câmara no ar, em caráter experimental, em 1999.