CPB anuncia na terça-feira, convocação para o Mundial de halterofilismo paralímpico em Dubai
Lista de atletas que irão competir nos Emirados Árabes Unidos será divulgada em transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro; competição acontece de 22 a 30 de agosto
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga nesta terça-feira, 27, a convocação da Seleção Brasileira de halterofilismo para o Mundial da modalidade, em Dubai, nos Emirados Árabes, que será realizado de 22 a 30 de agosto.
A lista será apresentada ao vivo no canal do YouTube e no perfil do Facebook do CPB, com início às 15h. A transmissão contará com as presenças do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, e do coordenador da modalidade, Murilo Spina.
A delegação será formada por halterofilistas que atingiram os índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, em março, e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo, em abril. Ambas as competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Os convocados vão se concentrar no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no dia 17 de agosto, e embarcam para Dubai na madrugada do dia 18.
Antes disso, nos dias 29 e 30 de julho, os halterofilistas disputarão a segunda fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Nos dias 3 e 4 de agosto, 26 atletas, incluindo parte dos convocados para Dubai, participam das seletivas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, competição continental que será realizada em novembro, no Chile.
A última edição do Mundial aconteceu em Tbilisi, na Geórgia, em 2021. Na ocasião, o Brasil foi representado por 18 atletas entre os adultos e sete na categoria júnior. A delegação voltou ao país com uma medalha de prata, conquistada pela campeã paralímpica Mariana D’Andrea (categoria até 73 kg), no sênior, e outros três pódios entre os jovens: Lara Lima (ouro na categoria até 41kg), Lucas Galvão (bronze na categoria até 49kg) e Tayná Alcântara (bronze na categoria até 45kg).