CONAFUT 2023: Evento debate a diversidade, negócios e futuro da mídia esportiva

Divulgação

O primeiro dia da 6ª edição da Conferência Nacional do Futebol (CONAFUT) trouxe reflexões sobre diversidade, diferentes modelos de negócios dos clubes e o futuro da mídia esportiva. O evento também apresentou um painel especial sobre a evolução do futebol no ecossistema digital da Globo, e premiou alguns dos principais nomes do esporte em 2023. 

Para iniciar os debates e trazer ao palco o tema da diversidade no futebol, participaram do bate-papo o Comentarista Esportivo do SBT, Emerson Ferreti, o Diretor Cultural do Brazil Pride Games, Cristian de Quevedo, o Head de Futebol e Negócios do Dreamstock, Euler Victor, a Vice-Presidente de Inclusão e Diversidade do Sport Club do Recife, Roberta Negrini, e a Jornalista da Globo, Isabelly Morais. Os participantes apresentaram sugestões de como ampliar a equidade de gênero, medidas antirracistas e a integração de pessoas com diferentes orientações sexuais, tanto dentro de campo quanto nas arquibancadas e nas estruturas de poder. 

Seguindo para os negócios, o segundo debate do dia abordou alternativas de modelos de negócios para clubes no Brasil, que agora possuem incentivos para que as entidades se transformem em empresas. Participaram da conversa o CEO do HI.PE Capital, Pedro Weber, o Head de Negócios Esportivos do Paramis Capital, Wallim Vasconcelos, o Diretor Geral da SAF do Botafogo, Thairo Arruda, a Sócio-Fundadora da Vesta Gestão Esportiva, Ana Teresa Ratti e o Presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, que afirmou, “Nós vendemos o artista, e não o espetáculo”. 

Para comentar o futebol em ambiente digital de um dos principais veículos do país, o bate papo “A Evolução do Futebol Dentro do Ecossistema Digital da Globo” trouxe a jornalista Joanna de Assis, o Head de Produto do Cartola, Daniel Martins e a Head do Cartola Express, Alessandra Catran Lewitt. 

Encerrando o primeiro dia de evento, o painel sobre o futuro da mídia esportiva abordou importantes tendências com as novas modalidades de transmissão, seu impacto no modelo tradicional, bem como as estratégias dos proprietários dos conteúdos para melhor monetizar seus ativos no contexto atual. Participaram o Head de Direitos de Mídia do Livemode, Felipe Aquilino, o Vice-Presidente do IMG, Evandro Figueira, o Head de Parcerias Esportivas do Youtube, Victor Machado, o Apresentador da CNN, Benjamin Back, e a Comentarista da ESPN, Renata Ruel. 

Salas interativas para os participantes 

Além de ter a oportunidade de assistir palestras com os principais nomes do esporte, o CONAFUT também ofereceu ações interativas com os participantes nas demais salas do evento. Na sala Hudl, foram realizados debates com candidatos ao prêmio CONAFUT em algumas categorias, como a de “Melhor CEO de Clube de 2022” e “Melhor Executivo de Marketing de 2022”. 

Paralelamente, na sala CONAFUT Academy, foi possível aprender com cursos oferecidos aos participantes do dia. Com duração de duas horas cada, os temas abordados foram “Agenciamento de Atletas de Futebol”, “Regulamentação das Apostas Esportivas” e “Muito Mais do que Marketing Digital”. 

Na sala de Negócios, foi possível interagir com os demais participantes, patrocinadores e, assistir a conversa do autor do livro “Gestão em Campo”, Pedro Henriques, com profissionais do futebol, como o treinador Guto Ferreira e o Gerente Geral do Desportivo Brasil, Marcelo Lima. 

Prêmio CONAFUT 

Após uma disputa acirrada, os candidatos e candidatas mais votados pelo júri de especialistas, júri popular e participantes do evento foram premiados no local. Para chegar ao resultado, a metodologia utilizada foi a votação dos 110 jurados especialistas, com peso de 70%, votação dos 600 participantes da CONAFUT, com peso de 20% e votação aberta no site, com mais de 3 mil pessoas, com peso de 10%. 

 Os vencedores de cada categoria foram: 

  • Melhor Projeto de Diversidade e Inclusão: Bahia – 52% 
  • Melhor Departamento de Análise de Desempenho: Palmeiras – 39% 
  • Melhor CEO de Clube: Cristiano Koehler – 42% 
  • Melhor Executivo de Marketing de Clube: Marcio Persivo – 54% 

“É importante que a área de futebol e financeira estejam integradas, não adianta gastar tudo e não ter competitividade, e não adianta ter competitividade e não ter perenidade. Agradeço ao CONAFUT a oportunidade de poder participar e ao trabalho realizado, desde o presidente até a várzea, que merecem esse resultado. Este trabalho vem sendo feito há muito tempo. O Palmeiras é muito feliz em ter pessoas sérias, competentes que são referência e dão as melhores diretrizes ao clube”, comentou Cristiano Koehler vencedor da categoria melhor CEO de clube. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464