22 de setembro de 2024

Deputado Cobra Repórter fala de ações no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Orlando Kissner e Dálie Felberg/ ALEP-PR

“15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa desde 2006. O Governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), possui um canal de denúncia de maus-tratos contra os idosos: o Disque Idoso Paraná – 0800 141 0001 (ligação gratuita e sigilosa). O Disque Idoso registrou 886 denúncias de janeiro a maio deste ano em nosso estado. As principais violações contra a pessoa idosa no Paraná foram: violências financeira e patrimonial, negligência, violências verbal e psicológica, abandono e agressão física”, ressaltou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O deputado lembra que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa também possui um canal de denúncias: “Quero ressaltar que o nosso site www.defesadosidosos.org tem um canal para denúncias. Todas elas são, prontamente, encaminhadas para que as autoridades competentes investiguem. O nosso dever, enquanto Legislativo, é sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Por isso, trabalhamos para fortalecer as políticas públicas”.

O deputado Cobra Repórter destacou também que ele é o autor do Junho Violeta (Lei 20.252/20). O Junho Violeta tem vários objetivos como garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, promover ações, combater a violência contra idosos e defender seus direitos. Ele tem como símbolo um laço de cor violeta sendo, anualmente, incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios públicos ou privados, com luzes ou faixas na cor violeta.

O deputado Cobra Repórter já organizou, em Londrina, o 1º Seminário “FELIZ CIDADE DOS IDOSOS”, que foi realizado no dia 02 de junho. No dia 29 de junho, é a vez de Cascavel receber o evento. O objetivo é ouvir os cidadãos, os idosos, governos, parlamentares, conselhos municipais e Idosos, realizando um RAIO X sobre a qualidade de vida e as necessidades dos idosos. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4341 ou pelo site https://www.defesadosidosos.org/seminario-norte-parana

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais que atingem o estado.…

Read More..

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão

Optimized by Optimole