Evento reúne especialistas de mobilidade global promovendo propostas para o desenvolvimento do setor no país
O VIII SUMMIT ABEMMI 2023 aconteceu em São Paulo, no dia 18 de maio, sendo um dos maiores acontecimentos sobre Migração e Mobilidade Global do Brasil. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI).
O evento contou commais de 200 participantes entre associados, convidados e painelistas , gerando muita troca de conhecimento, networking e reflexões sobre o futuro da mobilidade global, bem como os próximos passos da associação. De acordo com Marta Mitico, Presidente da associação, o evento foi um marco de representatividade para o setor de migração e mobilidade no Brasil, reunindo a liderança de profissionais, corporates, professores, imprensa e autoridades ligadas diretamente à regulação. Nas palavras dela, além da representatividade, “foi um momento de grande reflexão sobre a importância da mobilidade internacional de profissionais como vetor de desenvolvimento, atração de investimento e talentos”.
Alguns convidados, associados e palestrantes prestaram depoimentos, compartilhando a sua experiência e gerando debates sobre o futuro da mobilidade global. Um deles é o convidado especial da ABEMMI, Grevisse Mulamba Kalala, congolês naturalizado brasileiro, assistente de gestão de atendimento no centro de atendimento para imigrantes na prefeitura de São Paulo e palestrante do ABEMMI Summit 2021. Kalala reconhece a importância do trabalho da ABEMMI nas pautas migratórias, políticas e econômicas, ajudando a entender que o mundo é um só, especialmente com os movimentos tecnológicos, que ajudam a estarmos sempre conectados e em deslocamento.
“O evento da ABEMMI nos ajuda a entender os atuais cenários nos âmbitos estaduais, regionais, nacionais e internacionais. As informações trazidas são enriquecedoras, por meio de pessoas extremamente qualificadas e especialistas na área. Esse debate nos auxilia a caminhar e a evoluir no serviço prestado aos imigrantes, refugiados e apátridos, entendendo a questão migratória em todo o globo”, ele finaliza agradecendo o trabalho da ABEMMI em São Paulo e em todo o Brasil.
Daniela Lima, Diretora Técnica ABEMMI e uma das fundadoras da associação, explica os aprendizados após o VIII SUMMIT ABEMMI, para ela o evento foi “especial por ser uma retomada, mas também por elevar o nível das discussões, subindo a régua com pessoas muito competentes, com abordagens incríveis, fazendo com que todas as palestras fossem muito interessantes”, comenta. Além disso, ela afirma que os painéis trouxeram temas muito importantes, como a geopolítica e a diversidade e inclusão.
Lais Drabavicius, Ceo e Diretora da Unique Relocation, e também associada ABEMMI, corrobora com Daniela Lima e aborda a questão do networking. Segundo ela, o evento foi um importante espaço para que associados, imprensa, autoridades e especialistas da pauta migratória pudessem fazer trocas de saberes, assim como ela o fez, revendo clientes e parceiros: “Hoje foi muito especial, conseguimos rever amigos, parceiros, clientes, fazer um networking fantástico. Poder abraçar novamente as pessoas foi muito especial”, diz.
Drabavicius afirma que os debates dos painéis a engrandeceram, especialmente o painel sobre diversidade e inclusão, focado nos desafios no processo de inclusão dos migrantes, ela finaliza agradecendo a ABEMMI, reforçando que “temos que ter garra e vontade de realmente continuar a viver da maneira que a gente pode. Eu só tenho que agradecer a ABEMMI em fazer parte desse time, dessa equipe maravilhosa”.
Kayo Albuquerque, painelista do evento, consultor e especialista em Mobilidade, fundador da Global Mobility Program e Management do IFood, afirma que achou o evento muito atualizado, “as palestras têm sido muito atuais, trazendo pautas que tratam do cotidiano, tanto de questões geopolíticas, que foram muito interessantes, mas, principalmente, sobre a revolução digital, como a gente realiza as questões remotas, esse é o dia a dia do profissional de mobilidade mesmo”, afirma.
Por fim, Marta Mitico aborda a importância de um evento como esse para o setor Migração e Mobilidade, bem como os próximos passos da associação junto ao setor, após os debates e discussões com palestrantes, associados e a imprensa. “É fundamental que o segmento de mobilidade internacional tenha um fórum de discussão para contribuir para políticas públicas, indicar o que precisa e pode ser melhorado, que denuncie arbitrariedades e o que esteja sendo cursado sem o devido processo legal”, ressalta. A Presidente também afirma que é importante refletir sobre perspectivas e tendências da mobilidade internacional, pois isso permite que todos os agentes possam protagonizar ações com compromissos sustentáveis e inseridos em contextos fundamentais de diversidade e inclusão.
Sobre os próximos passos da associação junto ao setor, a ABEMMI pretende solidificar a sua representatividade, fortalecer os caminhos para uma participação ativa no aprimoramento e na modernização da regulação migratória. Contribuir para o estabelecimento e para a execução de uma política nacional migratória efetivamente moderna e ágil.