Cuiabá viverá domingo de decisão de título para a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV
Américas Rugby Trophy Women terá seu desfecho neste domingo (11), no Estádio Dutrinha, em Cuiabá, com Brasil e Colômbia duelando pelo título. O jogo será exibido pela ESPN2 e Star+ ao vivo
Primeiro torneio internacional de rugby XV feminino disputado no Brasil na história, o Americas Rugby Trophy termina neste domingo (11), com Brasil e Colômbia se enfrentando pela quarta vez nos últimos cinco anos. Será o primeiro jogo de uma seleção brasileira de rugby no Centro-Oeste, com o Estádio Dutrinha, em Cuiabá, recebendo o duelo às 15h, hora local (16h, hora de Brasília). O torneio é um triangular que ainda contou com a participação da seleção M23 (sub 23) dos Estados Unidos, que empatou com o Brasil no primeiro jogo em São Paulo, por 15 a 15, e venceu a Colômbia na última quarta-feira, 27 a 24.
Cuiabá vem sendo a casa das Yaras, como é conhecida a seleção, ao receber 4 dos 5 camps realizados para a montagem do elenco. O Melina Rugby Clube, da cidade, é a base da seleção, tendo investido na modalidade e realizado neste ano viagem à África do Sul para amistosos. Além disso, a seleção do Centro-Oeste é a atual campeã do BR XV, o Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais de Rugby XV, criado em 2022. Em 2023, em sua segunda edição, o BR XV está em sua fase de semifinais, sendo outro importante passo no desenvolvimento do rugby XV feminino. Já o Americas Rugby Trophy marca a primeira parte do trabalho deste ano, com o rugby XV feminino vivendo um momento histórico. Pela primeira fez as Yaras têm um calendário de jogos consolidado, uma vez que, desde 2019, ano da reativação da seleção, até 2022, o calendário de jogos contava com apenas uma partida internacional por temporada. O torneio serve de preparação para brasileiras e colombianas que também duelam em julho, nos dias 5 e 9, na cidade colombiana de Medellín, em dois jogos que valem classificação ao WXV, a nova liga mundial. O WXV será jogado em outubro, 18 times, sendo que a América do Sul conta com uma vaga.
Brasil e Colômbia se enfrentaram 3 vezes na história, com 3 vitórias das Tucanas colombianas. Em 2019, as duas seleções foram formadas já em novo momento para o rugby XV feminino, uma vez que, a América do Sul garantia pela primeira vez participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Assim, em 2019, brasileiras e colombianas duelaram em Medellín em amistoso encerrado em 28 a 7 para as Tucanas. Depois, em 2020, também em Medellín, o duelo ocorreu pelas eliminatórias e as Tucanas venceram por placar mais apertado, 23 a 19. A pandemia fez o projeto ser interrompido, mas em 2022 Brasil e Colômbia duelaram pela primeira vez no Brasil, em amistoso em Mogi das Cruzes, com ouro triunfo das Tucanas por 25 a 17. Porém, já em outro momento, com o trabalho sendo realizado tendo o WXV de 2023 como objetivo primeiro, mas não único. Isso porque a Copa do Mundo de 2025 foi expandida para 16 times e terá 1 vaga direta para a América do Sul, a ser decidida em 2024.
“Tivemos momentos que erramos, mas o grupo continuou se apoiando e gostei como mantivemos a calma durante toda partida” comentou Patrícia Lima, pilar das Yaras sobre o duelo contra os Estados Unidos. Ana Carolina Santana adicionou “Foi um jogo bem duro, mesmo jogando contra atletas M23, elas tem um sistema bom, com atletas muito duras e pesadas. Foi um jogo bem difícil porem muito gostoso de se jogar”.
“Estamos trabalhando muito duro para podermos representar todo o rugby brasileiro nessas competições e nossas jogadoras estão evoluindo muito rápido na modalidade”, comentou o treinador das Yaras, o sul-africano AK Southey. “Será muito bom jogar em Cuiabá, que já é uma das nossas casas e onde temos grande apoio. O calor será um fator a nosso favor, pois estamos nos acostumando, e nos preparamos forte física e taticamente”, complementou.
No Americas Rugby Trophy, a vitória vale 4 pontos, o empate 2 e a derrota por 7 ou menos pontos de diferença vale 1 ponto, com derrotas maiores não rendendo pontos na classificação. Além disso, o time que faz 4 ou mais tries ganha 1 ponto a mais na classificação, o que pode elevar uma vitória a 5 pontos, por exemplo. Ao final da segunda rodada do Americas Rugby Trophy, os Estados Unidos têm 6 pontos e saldo +3, enquanto Brasil e Colômbia somam 2 pontos cada, com o Brasil tendo saldo 0 e a Colômbia -3.
Assim, o Brasil precisa pelo menos de uma vitória por 4 ou mais pontos de diferença para ser campeão, ao passo que a Colômbia precisará vencer por 7 pontos de frente. Vitória com 4 ou mais tries servirá tanto para brasileiras como para colombianas. Para as estadunidenses, o título virá se ambas, brasileiras e colombianas, falharem nesses objetivos.
A entrada para o jogo será de 2 kg de alimento não perecível, que serão revertidos para o Projeto Social Siminina.
11/06 – 15h (Cuiabá) | 16h (Brasília)
Brasil x Colômbia, em Cuiabá – Estádio Eurico Gaspar Dutra | Entrada: 2 kgs de alimento não perecível
Árbitro: Victor Hugo Barboza | Assistentes: Erika Weiss e Paulo Arruda
Transmissão: ESPN2 e Star+