Peça de teatro ensina crianças da rede municipal sobre a importância da reciclagem

A ideia é levar o projeto para outras escolas de Curitiba que tenham interesse. Foto: Divulgação

No dia 05 de junho – data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – serão realizadas duas apresentações especiais na Escola Municipal Mirazinha Braga, às 11h30 e 13h45, para cerca de 400 alunos

Alunos das escolas municipais de Curitiba estão participando, neste mês de junho, do projeto “Recirclando hábitos saudáveis” – peça de teatro que pretende conscientizar crianças com idade entre 07 e 12 anos, sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente através de acrobacias circenses.

No dia 05 de junho – data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – serão realizadas duas apresentações especiais na Escola Municipal Mirazinha Braga, às 11h30 e 13h45, para cerca de 400 alunos.
 

O espetáculo – que conta de forma simbólica sobre o surgimento do plástico na humanidade e as consequências de deixá-lo no meio ambiente – também incentiva a sustentabilidade, por meio do circo e de oficinas.
 

Ao todo, serão 50 apresentações circenses até o mês de agosto, em escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e 100 oficinas recreativas com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” (ODS), que incluem palestra informativa e jogos. A estimativa é que até o final do projeto 12.500 crianças sejam alcançadas.

“Além da questão ambiental, o projeto promove e difunde a cultura do circo para crianças, incentivando a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável”, explica Fábio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

Direção e arte

Dirigida por Mauro Zanatta, considerado um dos maiores diretores de teatro do Paraná, a peça conta a história do encontro de dois amigos que tomaram caminhos diferentes na vida, um com foco principal no trabalho e o outro mais focado na saúde. Todos os conflitos gerados nesta dramaturgia são resolvidos com embates de exercícios circenses, abordando hábitos alimentares, atividade física e consciência ambiental.
 

Os atores, além de artistas, são professores de educação física e dão aula de circo há anos. “A ideia é promover um espetáculo com relevância social, pensando no impacto positivo no dia a dia das crianças. Pesquisamos sobre algo que realmente precisava ser mudado e chegamos ao tema ‘plástico’. Foram diversas transformações até chegarmos a atual montagem, que tem uma estética bem interessante e utiliza muito plástico reciclado no cenário”, conta Fábio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

O também ator e produtor, Alexandre Tosin Gabardo, conta que além do espetáculo, o projeto oferece para as escolas oficinas e materiais online e impressos para reforçar a conscientização. “Falamos sobre a facilidade que o plástico traz para o nosso dia a dia, mas também sobre as consequências do uso indiscriminado desse material”, enfatiza. Segundo Alexandre, a ideia é levar o projeto para outras escolas de Curitiba que tenham interesse.

Público aprova

Para a professora de Educação Física da Escola Ensino Fundamental Batel, Alessandra Oliveira, a peça conscientiza divertindo as crianças. “Gostei bastante de eles falarem sobre a reciclagem e também citar que as crianças são o presente e não o futuro do nosso país. Muitas vezes ouvimos os pais, os professores e a comunidade em geral – falando que a criança é o futuro, mas é a partir de hoje que começamos a mudar essa consciência, a criança começa desde já a reciclar, separar o lixo, não jogar detritos nos rios e mares”, enfatiza.

Ainda segundo Alessandra, as acrobacias também auxiliam na didática das aulas. “Gostei muito da peça e dos malabares, coisas que prendem a atenção da criança. Eu como professora de educação física, que estou trabalhando atividades circenses com as crianças do quinto ano, posso explorar – além da parte da reciclagem – a parte das atividades circenses, como malabares e equilibrismo”, ressalta.

As crianças ficam encantadas com o espetáculo. É o caso da Morgana de Mattos Martins, de sete anos. “Eu achei muito legal e engraçado. Lembro que eles falaram que não era para desperdiçar plástico e também para não poluir o mundo. Me diverti e achei muito legal”. Maria Cecília Barbosa, de nove anos, concorda. “Achei bem legal e importante, por causa da reciclagem, eles são bem criativos. Achei divertido e a partir de agora vou reciclar todas as sacolas que voltarem do mercado”, conta.

O projeto “Reciclando Hábitos Saudáveis tem o apoio da Copel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura”.

Entre os dias 01/06 e 01/08 a agenda já está fechada. Estão programados dois espetáculos diários em escolas municipais de Curitiba.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464