Educação e cultura são os melhores recursos contra a geração nem-nem

Divulgação

Fabrício Garcia, CEO da Qstione, plataforma de avaliação e análise de dados educacionais, fala sobre o papel da educação e da cultura na formação de jovens mais motivados e preparados para o futuro

Mais de 7 milhões de jovens brasileiros entre 14 e 24 anos não estudam e não trabalham. Os números são do levantamento da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho. Para Fabrício Garcia, CEO da Qstione, plataforma de avaliação e análise de dados educacionais, entre os diversos fatores que levam ao fenômeno conhecido como geração nem-nem, destacam-se a dificuldade de inserção no mercado de trabalho e questões familiares, como maternidade precoce. “Uma coisa é certa: as principais causas estão associadas a questões educacionais e culturais”.

De acordo com o especialista, para lidar com esse fenômeno, “é preciso retomar a valorização do trabalho e do estudo como fonte de formação do próprio caráter, além do fortalecimento de laços familiares”. A educação ainda exerce função fundamental para o enfrentamento da situação. “Políticas públicas para a melhoria da Educação Básica devem se unir a um esforço das instituições de ensino superior para entregar um ensino de melhor qualidade e mais condizente com as expectativas do mercado de trabalho”, acrescenta Garcia.

“Os impactos econômico e social causados por essa geração ainda são desconhecidos. Mas sabe-se que a falta de ocupação não afeta apenas a economia, podendo modificar as relações sociais, repercutindo, inclusive, na saúde mental das pessoas, além de impactar negativamente os indicadores de violência”, afirma Garcia. “É preciso olhar com atenção para esse fenômeno”.

Perfil

Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, um dos mais importantes sistemas de gestão de avaliações de estudantes do Brasil. Atualmente coordena a implantação de sistemas de avaliação em todo Brasil. É palestrante nas áreas de neurolinguística, EaD e especialista em sistemas de avaliação de estudantes, além de possuir larga experiência em produção de conteúdos educacionais para internet. Com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuou como professor e também foi coordenador do Núcleo de Educação a Distância da FACENE/FAMENE, Coordenador Acadêmico do curso de Medicina e Coordenador do Curso de Farmácia neste período.

Sobre a Qstione (https://www.qstione.com.br/) – Idealizada por um professor em João Pessoa-PB, a Qstione nasceu em 2015 para atender as demandas pedagógicos e de avaliação de estudantes na educação básica e superior. A tecnologia de aprendizagem desenvolvida pela startup agrega valor pedagógico ao corpo docente e aos gestores educacionais, além do ganho de eficiência no planejamento e na elaboração das avaliações. Foram mais de 115 mil provas desenvolvidas por ano, com cerca de 400 mil questões construídas, impactando mais de 80 mil alunos e capacitando cerca de 7 mil professores.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464