Populos University pretende capacitar 250 profissionais de TI até o final de 2023
Programa seleciona colaboradores e estudantes para participar de trilhas de capacitação em diferentes áreas da tecnologia por meio de uma plataforma EAD
A Populos, empresa líder na América Latina em soluções de end-user computing, infraestrutura e cloud, anuncia uma projeção da quantidade de colaboradores que serão impactados pelo programa de capacitação técnica “Populos University”, durante o ano de 2023. O Populos University deve capacitar um total de 250 profissionais ligadas à empresa, clientes e instituições parceiras, trazendo conhecimento em diferentes áreas da tecnologia por meio de uma plataforma de ensino a distância (EAD), que também funciona como uma comunidade, auxiliando no networking entre os participantes.
O programa foi criado em 2021 e surgiu de uma iniciativa interna da empresa, visando a capacitação e melhoria contínua do seu corpo técnico. Atualmente, todos os colaboradores da Populos já passaram pelo Programa ou estão cursando. No total, já foram realizados 150 treinamentos para mais de 5.000 funcionários. “Acreditamos muito no potencial da transferência do conhecimento para o nosso time. Sabemos que a área de TI é a que demanda maior número de profissionais no país, assim auxiliamos na capacitação de profissionais e estimulamos que os colaboradores se desenvolvam, fazendo uma carreira duradoura na organização”, explica Paulo Asano, CEO da Populos.
A Universidade Populos conta com uma plataforma de ensino própria, desenvolvida pelo time técnico da Populos, onde o aluno assiste as aulas e acessa vídeos de treinamento. Por meio da plataforma, os especialistas conseguem acompanhar o desenvolvimento dos estudantes em tempo real. Os alunos também possuem acesso a uma área destinada para a comunidade, com troca de mensagens e participação em eventos, sendo fundamental para estimular as conexões entre os participantes do Programa.
De todos os participantes que já passaram pelo projeto, 95% deles seguem trabalhando na Populos. Além da empregabilidade, outro benefício do programa é a queda da taxa de turnover da empresa, que reduziu de 10% para 6% desde que o projeto entrou no ar. Para 2023, a meta do Programa é continuar expandindo seu escopo de atuação, e nesse sentido a Populos vem estabelecendo acordos com clientes e instituições parceiras visando democratizar o conhecimento tecnológico a um público mais abrangente. “O mercado de tecnologia está aquecido e a tendência é que continue assim por muitos anos. O Brasil necessita de mão de obra qualificada e é nosso papel enquanto especialistas no assunto promover a qualificação do setor e democratizar o conhecimento, oferecendo oportunidades de crescimento profissional. Isso é extremamente gratificante”, comenta Asano.
Populos University e Sicoob Engecred
Recentemente, a Populos anunciou uma parceria com a Sicoob Engecred (instituição financeira cooperativa que soma mais de R$ 2 bilhões em ativos totais administrados) e uma instituição de ensino da região para replicar o modelo Populos University. Serão capacitados dez estudantes do Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia (GO), para participarem do programa. Os selecionados receberão treinamentos em TI e todo o apoio em estrutura para aproveitarem ao máximo o Populos University. O projeto começará em junho, e contará com aulas híbridas (presenciais e online) focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções de seus parceiros, como Microsoft e Nutanix.
Além da trilha de conhecimento técnico, a Populos e a Sicoob Engecred irão doar 10 computadores ao estabelecimento de ensino com o objetivo de acomodar o maior número possível de estudantes nessa primeira turma. O projeto formará jovens talentos para trabalharem na Cooperativa de Crédito.