Professores veem queda na aprendizagem no pós-pandemia e 46% querem a revogação do novo ensino médio
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Levantamento com mais de 5 mil docentes foi realizado pelo Instituto Casagrande. Congresso Internacional de Educação vai debater os temas em Curitiba dias 31 de maio, 1 e 2 de junho
Uma pesquisa realizada com mais de 5 mil professores e diretores de escolas de todo o país revela um cenário preocupante no Brasil pós-covid. De acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Casagrande,60% dos docentes perceberam uma piora na aprendizagem dos alunos em 2023, em comparação com o período pré-pandemia, contra 21%, que responderam ter percebido uma melhora.
A pesquisa também questionou os professores sobre o Novo Ensino Médio – o Ministério da Educação anunciou em abril a suspensão do cronograma por 60 dias, mas negou que irá promover a revogação total. Porém, de acordo com a consulta realizada pelo Instituto, 46% dos professores são favoráveis à revogação completa, mantendo o ensino médio como nos moldes atuais. Outros 21% são contra a revogação, enquanto 33% não têm opinião formada. O resultado pode ser visto como uma prévia da consulta pública que está sendo realizada pelo MEC com estudantes, professores e gestores pela plataforma Participa+.
Outra pergunta feita pelo Instituto foi em relação à disciplina nas escolas. Para a maioria dos professores (66,3%), os estabelecimentos de ensino deveriam ser mais rígidos em relação à questão disciplinar. Apenas 10% acreditam que deveriam ser “menos rígidos”.
DEBATE – Esses e outros temas serão debatidos em Curitiba durante o IV Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação, que será realizado em de 31 de maio a 2 de junho com a participação dos maiores estudiosos e especialistas em educação do Brasil, psicólogos e agentes públicos ligados à área. “As pesquisas que realizamos servirão, inclusive, para direcionar a pauta dos debates durante o evento”, conta Renato Casagrande, presidente do Instituto. “Ainda que muito venha sendo discutido sobre os gargalos na educação brasileira, o resultado do levantamento aponta para a necessidade premente da discussão ser transformada imediatamente em ações de transformação”, completa.
Os painéis abordarão temas como “Políticas públicas para a educação”, “O futuro da educação”, “Diversidade e inclusão”, “inovação tecnológica e tecnologias”, “Sociedade, família e comportamento”, “Avaliação da aprendizagem”, “Neuroeducação”, “Liderança e gestão de pessoas”, dentre outros.
O evento deve reunir mais de 1.500 educadores na capital paranaense.
Em paralelo, no dia 31/5 será realizado o II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação, que reunirá dirigentes de prefeituras de todo o país, além de parlamentares e representantes de entidades educacionais, para tratar de temas como o Fundeb, a valorização do magistério e a interferência da política na educação, dentre outros. Estão previstas as participações do senador Flávio Arns; dos deputados federais Túlio Gadelha e Tabata Amaral; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque; e da presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Claudia Costin, dentre outros.
SERVIÇO
IV Congresso Internacoinal Um Novo Tempo na Educação
II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação
DATA: 31 de maio a 2 de junho
LOCAL: Shopping Novo Batel – Cel. Dulcídio, 517 – Curitiba
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.congressonovotempo.com.br