Afya divulga balanço do 1Q23 com destaque para a marca de quase 300 mil médicos e estudantes usando suas soluções todo mês

Resultados financeiros consistentes, como a receita líquida ajustada (+ 25,0%) e a margem EBITDA ajustada (+ 46,5%), e o aumento na base de alunos de Medicina na graduação e na pós apontam para mais ano de forte crescimento

A Afya Limited (NASDAQ: AFYA) anunciou hoje os resultados do 1Q23, que consolidam sua liderança tanto na formação quanto na oferta de soluções digitais para estudantes de Medicina e médicos em todo o país. Na frente educacional, são 20.822 alunos de graduação em Medicina matriculados em 30 unidades de 14 estados – crescimento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2022 – e 3.163 vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Em demais cursos da área da saúde, a Afya atingiu 21.660 alunos no período, além de 25.043 alunos de outras áreas, totalizando 67.525 alunos de graduação. Em educação continuada, são 4.774 médicos matriculados em cursos de pós-graduação e especialização em 13 unidades – aumento de 37,2% comparado ao mesmo período do ano passado.

Já no segmento de soluções digitais para médicos, no qual a empresa entrou em 2020, a Afya também encerrou o trimestre com importantes avanços: são quase 300 mil usuários ativos por mês, entre médicos e estudantes de medicina. Isso significa que 1 em cada 3 médicos do país é usuário de pelo menos uma solução digital da Afya. O ecossistema digital criado pelo grupo (imagem abaixo) é dividido em pilares, onde estão distribuídas as 11 healthtechs adquiridas pela empresa nos últimos três anos: PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, CliqueFarma, Shosp, RX PRO, Além da Medicina, CardioPapers e Glic.

“Entramos no 3º ano de implantação da nossa estratégia de ser o maior ecossistema de formação e soluções digitais para o médico. É muito gratificante ver, através dos resultados em todas as nossas frentes de negócio, o crescimento consistente e a sinergia entre elas. A Afya é a única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, potencializando sua formação, atualização, assertividade e produtividade. No centro de tudo o que fazemos estará sempre o médico, sejam aplicativos de suporte à tomada de decisão clínica, plataformas de atualização médica, ferramentas de gestão, prontuário e prescrição eletrônica, ferramentas para a melhoria e adesão a tratamento de doenças crônicas, além de soluções de relacionamento com o paciente e players do setor de saúde”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Destaques financeiros

No 1º trimestre de 2023, a receita líquida ajustada da Afya cresceu 25,0%, chegando a R$ 709,4 milhões. O EBITDA ajustado foi de R$ 330,2 milhões (+21,9%), com expansão de 46,5% na margem EBITDA ajustada. O lucro líquido ajustado no período foi de R$ 166,4 milhões, enquanto a conversão de caixa atingiu 111,9%, resultando na sólida posição de R$ 722,7 milhões ao final do 1Q2023. Excluídas as aquisições, a receita líquida ajustada foi de R$ 644,2 milhões (+13,5%). Já o EBITDA ajustado foi de R$ 304,2 milhões (+12,3%), com margem EBITDA ajustada de 47,2%.

A empresa confirmou o guidance reportado no início de 2023:

  • Receita líquida ajustada em 2023 entre R$ 2.750 milhões e R$ 2.850 milhões
  • EBITDA ajustado em 2023 entre R$ 1.100 milhões e R$ 1.200 milhões.

“Importante destacar a evolução da nossa dívida líquida. Se compararmos a de março de 2023 com o valor da dívida liquida de 2022, somado ao investimento da aquisição da Unit (AL) e da FITs (PE), concluída em janeiro, vemos uma redução do nosso endividamento líquido em R$ 177 milhões durante o primeiro trimestre”, avalia o CFO da Afya, Luis André Carpintero Blanco. 

Mais informações sobre os resultados financeiros da Afya estão em Link.

Geração de alto impacto na sociedade

Comprometida com a visão de “transformar a saúde com quem tem a Medicina como vocação”, a Afya atua fortemente na geração de impacto social nas regiões onde opera. Entre os indicadores ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) que a Afya reporta ao mercado desde 2021, destaque para:

  • Mais de 116 mil atendimentos gratuitos realizados no 1Q por alunos, médicos e preceptores às comunidades em que atuamos. Ao longo de 2022, o número de atendimentos chegou a quase meio milhão.
  • Até março de 2023, as instituições de ensino que compõem a Afya já tinham formado mais de 18 mil médicos ao longo dos últimos 24 anos. 
  • Na frente ambiental, 8 instituições de ensino do grupo já estão com 100% de placas fotovoltaicas em uso. Outras 10 IES estão em fase de implantação, o que vai garantir a estas unidades autossuficiência em geração de energia, menor reflexo da operação no entorno e, consequentemente, sobre as mudanças climáticas.
  • Em janeiro de 2022, pelo 2º ano consecutivo, a Afya anunciou ser uma das empresas brasileiras a integrar o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, que considera o desempenho de empresas de capital aberto em métricas relacionadas à equidade de gênero no local de trabalho, somando-se a um seleto grupo de 483 empresas. Além de ser uma das 16 empresas brasileiras a integrar o índice, a Afya é uma das poucas representantes dos setores de saúde e educação.
  • No mês de março, A Afya foi uma das vencedoras da quinta edição do prêmio “Mulheres na Liderança 2023”, que reconhece as empresas com as melhores práticas para ascensão feminina. Das 207 empresas participantes, 27 foram reconhecidas como destaque em 36 categorias. No setor de Educação, a Afya foi a empresa com o melhor desempenho nos pilares avaliados. Um dos temas analisados foi a presença de mulheres em conselhos de administração. Com 4 conselheiras mulheres entre os 10 membros, a Afya busca alcançar 50% de participação feminina nos postos de liderança até 2030, meta que deverá ser atingida em breve. Hoje, as mulheres já respondem por 41% dos cargos de gerência e superiores.

SOBRE A AFYA 

A Afya é o maior ecossistema de educação em saúde e heatlhtechs do Brasil, líder em graduação em medicina, atualmente com 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e unidades de pós-graduação na área médica e de saúde em 13 cidades brasileiras.

Operando oficialmente desde 2019, a partir da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica, o grupo teve a sua primeira faculdade de medicina em atividade há 24 anos, no Tocantins, região Norte do país. Desde então, a Afya tem por objetivo ser parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação.

Pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina e saúde em toda a carreira médica, a Afya inova no mercado a partir da construção de um portfólio diversificado que facilitam o dia a dia da prática clínica. Em 2020, a companhia se consolidou no mercado de serviços digitais por meio da aquisição das healthtechs PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae, Medical Harbour, Cliquefarma, Shosp, RX PRO, Além da Medicina, CardioPapers e Glic.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação – são diversos cursos com foco na área da saúde, com destaque para a medicina -, passando por um dos mais renomados cursos preparatórios de residência médica a título de especializações clínicas. Em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de medicina ao longo de sua formação profissional, o grupo oferece aos estudantes acesso a materiais didáticos altamente tecnológicos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura, plataformas e questões práticas.

Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia. A Afya segue transformando a saúde através da educação e tecnologia.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464