Experiências pedagógicas antirracistas são retratadas em livro
Publicação registra atividades de docentes de nove escolas públicas no desenvolvimento de atividades pedagógicas que valorizam a cultura negra
A experiência de professores de nove escolas públicas do município de Contagem (MG) resultou na criação do livro “Prática Antirracistas em Escolas Municipais de Contagem-MG”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica.
A obra mostra os desafios apresentados pelos docentes em relação ao ensino da cultura africana e afro-brasileira. O conteúdo conta com artigos de pedagogos que refletem sobre o PPP (Projeto Político-Pedagógico) aplicado no município, além de sugerir a construção de uma nova proposta que considere o conhecimento e práticas étnico-raciais.
“Embora seja possível afirmar avanços nos discursos sobre igualdade, diversidade e equidade nos marcos legais da educação brasileira, a partir da Constituição de 1988, o mesmo não se pode dizer das práticas pedagógicas e curriculares que se dão no interior de diferentes escolas. Essa assimetria decorre do fato das propostas pedagógicas, concebidas pelos sistemas de ensino, dissociarem processo e produto, quando chegam ao chão da escola”, reflete o professor e autor do livro, Erisvaldo Pereira dos Santos.
O livro também apresenta nove atividades pedagógicas bem-sucedidas aplicadas em sala de aula. Todas as iniciativas registradas mostram detalhes sobre como realizar as atividades, os materiais utilizados, os objetivos e os resultados esperados. A proposta é incentivar outros educadores a replicarem as ações com suas turmas.
Sobre o livro
A publicação foi construída ao longo de dois anos graças à pesquisa aplicada “Epistemologia Antirracistas e Projetos Políticos Pedagógicos”. A iniciativa foi uma das 15 selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, apoiado pelo Itaú Social, realizada pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Sobre o edital
O edital também selecionou nove autores para escreverem artigos científicos com diversos temas sobre relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.