Pasteur vence clássico no Super 12, mas liderança é da Poli no Grupo C
Desterro também triunfou no Grupo A do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. Enquanto isso, Niterói e Itaguaí venceram na largada da Taça Rio-Minas, parte dos Torneios de Acesso, a 2ª divisão nacional
A 3ª rodada da fase de grupos do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, começou no dia 6 com 3 jogos pelos grupos A e B e se encerrou neste sábado (20), com outras 3 partidas, agora pelos grupos A e C.
Pelo Grupo A, o Desterro recebeu em Florianópolis o Charrua, de Porto Alegre, completando a rodada do grupo que já tinha visto vitória do Farrapos, de Bento Gonçalves, sobre o Joaca, também de Florianópolis. O Desterro conseguiu contundente vitória bonificada por 24 a 0, com direito a ponto bônus, o que impediu o Charrua de retomar a liderança do grupo, que ficou mesmo com o Farrapos ao final da rodada. Com o triunfo, o Desterro entrou de vez na briga por classificação, já que os dois primeiros colocados avançam ao hexagonal decisivo.
Já pelo Grupo C, a Poli assumiu isoladamente a liderança ao vencer no SESI Indaiatuba o Tornados Indaiatuba por 45 a 17. O clube da casa fez um primeiro tempo sólido, com o jogo indo ao intervalo com a Poli, atual campeã brasileira, vencendo por apenas 21 a 12. Porém, a segunda etapa o clube paulistano se impôs com mais quatro tries.
Por fim, SPAC e Pasteur fizeram na capital paulista o clássico mais antigo da competição, famoso por opor o clube de origem britânica e o clube de origem francesa. O Pasteur levou a melhor, mas não conseguiu o ponto bônus, dado ao time que marca 4 ou mais tries na partida, o que permitiu à Poli se isolar na liderança. O SPAC fez seu melhor jogo até aqui na competição e segurou o rival, que foi ao intervalo vencendo por apenas 3 a 0. O fim de jogo foi emocionante, com os dois times marcando tries no apagar das luzes e os Galos asseguraram o 17 a 14.
O Super 12 retorna no dia 17 de junho com a quarta rodada, de um total de seis, da fase de grupos.
Niterói e Itaguaí abriram a Taça Rio-Minas com vitórias
Em Maricá, teve início a Taça Rio-Minas, um dos grupos dos Torneios de Acesso a 2ª divisão nacional. O grupo conta com quatro clubes fluminenses e quem largou na frente foram Niterói e Itaguaí. O Niterói, único clube do Rio que já foi campeão brasileiro e que busca retornar à elite, venceu o grande clássico do estado contra o Rio Rugby, da capital, por 27 a 14. A vitória foi perfeita para os rubro-negros, que conquistaram o ponto bônus, com 4 tries. Porém, a liderança da chave ficou com o Itaguaí, que venceu o Carioca por nada menos que 81 a 0, mostrando força para a sequência.
Os dois primeiros colocados da Taça Rio-Minas enfrentam na próxima fase os dois últimos colocados do Grupo C do Super 12, em jogos que valem duas vagas no Super 12 de 2024.
Os Torneios de Acesso retornam com a segunda rodada, de um total de três, no dia 3 de junho.
Super 12 – 3ª rodada
20/05 – Desterro (SC) 24×0 Charrua (RS)
20/05 – Tornados Indaiatuba (SP) 17×45 Poli (SP)
20/05 – 15h30 – SPAC (SP) 14×17 Pasteur (SP)
Torneios de Acesso
20/05 – 13h30 – Niterói (RJ) 27×14 Rio Rugby (RJ)
20/05 – 15h00 – Carioca (RJ) 0x81 Itaguaí (RJ)