22 de setembro de 2024

Alunos da rede pública podem concorrer a bolsas de estudos para o curso de medicina

Bolsas de estudos completas permitem que estudantes de escolas públicas façam a graduação em medicina

Vagas são para estudantes de baixa renda e que fizeram o ENEM em 2021 e 2022

Estudantes de todo Brasil que fizeram ou estão concluindo o Ensino Médio em colégios públicos podem concorrer a 14 bolsas de estudos para o curso de Medicina e ter cobertura total das parcelas (100%) nos seis anos da graduação.

Além disso, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2021 e 2022, ter a renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio, não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa e não ser portador de diploma de curso superior.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio pelo site www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina e ver todos os critérios de seleção. A taxa para esse processo seletivo é de R$ 200,00, a publicação dos resultados sai em 3 de julho e as aulas começam no dia 17 do mesmo mês, no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR).

Quem conseguir uma das 14 bolsas de estudos completas para o curso de Medicina vai economizar mais de R$ 770 mil ao final dos seis anos de estudos.

Sonhos realizados

Foi o que aconteceu com Gabriela Messias dos Santos. Após 8 anos de estudos em cursinho, fazer muitos vestibulares e não ser aprovada nas universidades públicas, ela ficou sabendo dessa possibilidade. Em 2022, conseguiu a bolsa de estudos integral e hoje está no segundo período de medicina.

“Usei a nota do ENEM e quando vi meu nome na lista de aprovados, foi uma sensação indescritível. Todo meu esforço foi recompensado, pois medicina sempre foi um sonho para mim”, diz. (link com depoimento https://tinyurl.com/yck63zsy)

Situação semelhante aconteceu com Alan Gabriel Generoso. Ele ficou sabendo dessa possibilidade em Campo Mourão, por meio de familiares. “Vim de Maringá, fiz minha inscrição e fui aprovado. Hoje estou no 6º ano, pretendo continuar meus estudos, fazer especialização na área e me tornar um médico cada vez melhor”, explica. (link com depoimento https://tinyurl.com/3tndzk33)

Já Vitória Demazi da Silva se interessou por medicina em 2017 quando visitou uma Feira de Profissões. Pouco tempo depois, descobriu o processo seletivo de bolsas e em 2020 foi contemplada.

“Foi incrível. Todo esforço valeu à pena. Sabia que a partir daquele momento daria o primeiro passo para realizar meu sonho. Hoje aprendo uma profissão que amo e sou muito agradecida por essa oportunidade. Já estou na metade do curso”, detalha. (link com depoimento https://tinyurl.com/45ekre3v)

Optimized by Optimole