Ânima Educação supera marca de 400 mil estudantes no 1T23

Diante de período ainda desafiador, Companhia conseguiu crescer EBITDA após aluguel em 12% (margem +1,5pp) e atingir marca inédita de alunos 

A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulga ao mercado nesta segunda-feira (15) os resultados consolidados do 1T23. Apesar do ambiente macroeconômico ainda muito desafiador, a companhia viu seus indicadores operacionais crescerem positivamente, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Pela primeira vez, as Instituições de Ensino Superior (IES) do Ecossistema Ânima superaram a marca de 400 mil estudantes. Além disso, a Ânima registrou crescimento no ticket médio em todos os segmentos (Ânima Core, Inspirali e Ensino Digital) e queda no índice de evasão. No ano em que completa 20 anos de fundação, a empresa colhe os primeiros resultados das iniciativas para redução de custos implantadas ao longo de 2022.

“Se compararmos os resultados do 1T22 tendo uma taxa de juros média* de 10,58% a.a. contra os atuais 13,75% a.a., podemos perceber os enormes desafios de mantermos o negócio saudável. Estamos preparando a Companhia novamente para um Brasil de juros altos. Em 2022 implantamos iniciativas com o objetivo de aumentar nossa lucratividade e gerar valor, e intensificaremos essas medidas focando ainda mais nas despesas comerciais, gerais e administrativas e pretendemos ser muito assertivos nas medidas de adequação e simplificação de nossa estrutura nos próximos meses, o que nos faz prever boa tendência de melhora em nossos indicadores operacionais e financeiros nos próximos trimestres”, afirma Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima.

Bueno complementa: “mesmo com todos os desafios, é bom ver nosso negócio saudável, nossa experiência acadêmica desejada por nossos estudantes – expressa também no melhor desempenho entre as empresas listadas do IGC (Índice Geral de Cursos) – indicador mais relevante do MEC”.

Números

No 1T23, a receita líquida da companhia chegou a R$ 954 milhões, crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA Ajustado ex-IFRS16 (que já considera o pagamento de aluguéis) cresceu 12% e atingiu R$ 280 milhões, com margem crescendo 1,5pp em relação ao 1T22, demonstrando melhora significativa no aluguel com otimização dos espaços físicos. A geração de caixa livre chegou a R$ 265 milhões, equivalente a 75% do EBITDA Ajustado. A alavancagem apresentou redução e chegou a 3,9x, ante 4,0x em relação ao trimestre anterior.

Ânima Core

O ticket médio do Ensino Acadêmico do Ânima Core (cursos de graduação presencial, exceto medicina), apresentou crescimento de 2% e chegou a R$ 785. A base de alunos nesta modalidade teve queda de 4,4% e encerrou o período com 231,3 mil matriculados, mas o crescimento de 6% na captação (novos alunos) e a redução na evasão são sinais de reversão, e a base pode voltar a crescer nos próximos períodos.

Inspirali

A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, aumentou sua receita líquida em 20% na comparação com 1T22 e encerrou o período com R$ 323 milhões, com combinação de crescimento de volume e ticket, que chegou a R$ 8.745 nos cursos de graduação. A base de alunos, que junta os cursos de graduação e lifelong learning, ou seja, a pós-graduação em Medicina, aumentou 14%, chegando a 15 mil estudantes.

Ensino Digital

A modalidade Ensino Digital segue em expansão. Os resultados do 1T23 mostram que a base de alunos do Ensino Acadêmico (alunos nos cursos de graduação) cresceu 34% e chegou a 107 mil estudantes, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O ticket médio cresceu 9% e fechou o período em R$ 197. A receita líquida, considerando Ensino Acadêmico e Lifelong Learning (cursos de graduação e pós-graduação), também apresentou bom resultado, com expansão de 31%, num total de R$ 73 milhões.

Qualidade Acadêmica

A Ânima Educação permanece em destaque na qualidade de ensino, com liderança entre as empresas listadas. Em março, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes a 2021, indicador mais relevante do MEC. 100% das IES pertencentes ao Ecossistema Ânima obtiveram avaliações positivas, sendo que 62% figuram no seleto grupo das melhores do Brasil, entre públicas e privadas, avaliadas com conceito 4 ou 5, de excelência pelo MEC. Essa avaliação é baseada em uma série de indicadores como prova dos estudantes (ENADE), melhoria de desempenho do aluno entre o ensino médio e a graduação (IDD), qualificação do corpo docente, questionário de satisfação e pós-graduação stricto sensu, servindo como norte para analisar a qualidade do ensino superior no país.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464