Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) lança 4ª edição do projeto Afrocientista

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) realiza, nesta quinta-feira (11), o “VI Webinário Afrocientista: espaços de produção e divulgação de conhecimento científico”, que marca o lançamento da 4ª edição do Projeto Afrocientista. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Unibanco, visa promover a iniciação científica entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de Ensino Médio. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 20h, pelo canal Projeto Afrocientista no YouTube.

Desenvolvido em Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e Grupo Correlatos nas universidades e institutos federais brasileiros, o Afrocientista atua a partir de pilares que envolvem a iniciação às práticas e instrumentalização sobre o fazer ciências na perspectiva afrocentrada, além da formação para a cidadania. Iniciado em 2019, o Afrocientista já envolveu 464 bolsistas da Educação Básica, 36 bolsistas da Graduação e registrou outras 159 contribuições voluntárias. Neste ano, o projeto foi ampliado para 13 núcleos e grupos correlatos, contemplando todas as regiões do país. Além disso, contará com o maior número de bolsistas desde a sua primeira edição.

Segundo Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, a longevidade do projeto, além de positiva, é fundamental para a promoção da equidade racial na educação. “A cada edição, o projeto permite que mais estudantes tenham contato com a iniciação científica e com a academia, possibilitando a eles o desenvolvimento de novas competências e o desenho de novos caminhos em sua trajetória educacional. Além disso, levar o debate étnico-racial, previsto em lei, para a academia é essencial para que possamos avançar na promoção de uma educação mais justa e equânime”, afirmou.

Durante o evento online, será lançado também o 15° volume, uma edição especial da Revista da ABPN, periódico da Associação que tem como objetivo principal dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), além de pessoas comprometidas com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. A publicação, que traz o Caderno Temático “Afrocientista: juventudes negras e a educação científica pautada nas questões étnico-raciais”, reúne onze artigos e uma entrevista com Ricardo Henriques. Para conferir, basta acessar este link.

Serviço

IV Webinário Afrocientista: espaços de produção e divulgação de conhecimento científico Quando: 11/5, às 20h

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=ioxsbfH2VmM


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464