Pesquisa aponta que 61% dos professores acreditam em piora na educação pública na próxima década
Levantamento feito pelo Instituto Casagrande com 5 mil docentes é motivo de alerta; tema será debatido em Congresso Internacional em Curitiba
Os desafios impostos pela tecnologia e a inteligência artificial, o baixo investimento público no ensino, divergências sobre a reforma no ensino médio, a desestruturação do sistema educacional nos últimos anos. Os desafios da educação no Brasil são muitos, e seus efeitos aparecem com muita clareza nas expectativas dos professores brasileiros sobre o futuro do setor: 61,2% acreditam que, em 10 anos, a educação pública será pior do que hoje.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Casagrande, de Curitiba, com o objetivo de conhecer o pensamento de professores e professoras sobre diversos aspectos da educação no país.
Mais de mais 5 mil docentes de todo o Brasil responderam, por meio do canal do instituto no whatsapp. Questionados sobre como acham que a escola pública estará em uma década, 25,6% responderam que creem em melhoras, enquanto outros 9,2% acham que não haverá qualquer mudança significativa no período. Outros 4% não souberam responder ou não concluíram a pesquisa.
“Ainda que muito venha sendo discutido sobre os gargalos na educação brasileira, o resultado do levantamento aponta para a necessidade premente da discussão ser transformada imediatamente em ações de transformação”, diz o presidente do Instituto, Renato Casagrande.
Para o ex-ministro da Educação, ex-senador e criador do Bolsa-Escola, Cristovam Buarque, o resultado do levantamento é um reflexo das incertezas sobre os desafios que se impõem e a velocidade cada vez maior das mudanças nas áreas educacional e pedagógica. “O espírito do tempo atual é outro do que há uma década ou duas. O século 21 nos trouxe uma série de rupturas que estão em marcha, e que naturalmente causam uma insegurança”, avalia.
“Nos contatos que tenho com educadores, estamos percebendo a necessidade de captar as mudanças adiante, de acordo com o a evolução da sociedade e as curvas que a história está fazendo. Para intervir sobre o futuro, é preciso primeiro compreendê-lo”, completa.
EDUCAÇÃO EM DEBATE – Buarque é um dos conferencistas confirmados no IV Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação, que será realizado em Curitiba de 31 de maio a 2 de junho com a participação dos maiores estudiosos e especialistas em educação do Brasil, psicólogos e agentes públicos ligados à área.
Os painéis abordarão temas como “Políticas públicas para a educação”, “O futuro da educação”, “Diversidade e inclusão”, “inovação tecnológica e tecnologias”, “Sociedade, família e comportamento”, “Avaliação da aprendizagem”, “neuroeducação”, “Liderança e gestão de pessoas”, dentre outros.
Mais de cinquenta prefeituras já inscreveram diretores, professores e gestores para o evento, que deve reunir mais de 1.500 educadores na capital paranaense.
Em paralelo, no dia 31/5 será realizado o II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação, que reunirá dirigentes de prefeituras de todo o país, além de parlamentares e representantes de entidades educacionais, para tratar de temas como o Fundeb, a valorização do magistério e a interferência da política na educação, dentre outros. Estão previstas as participações do senador Flávio Arns; dos deputados federais Túlio Gadelha e Tabata Amaral; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; e da presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Claudia Costin, dentre outros.
SERVIÇO
IV Congresso Internacoinal Um Novo Tempo na Educação
31 de maio a 2 de junho
II fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação
31 de maio, das 8h às 12h30
LOCAL: Shopping Novo Batel – Cel. Dulcídio, 517 – Curitiba
👉🏽 MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.congressonovotempo.com.br