Brasil já tem um tenista garantido na semifinal do ENGIE Open

Eduardo Ribeiro

O gaúcho Eduardo Ribeiro e o jovem carioca João Fonseca se enfrentam nesta sexta-feira pelas quartas de final do ATP Challenger 75, no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis

O Brasil já tem um tenista garantido na semifinal do ENGIE Open. Nesta sexta-feira, às 11h, o gaúcho Eduardo Ribeiro, 389º do mundo, e o jovem carioca João Fonseca (839º) se enfrentam pelas quartas de final do ATP Challenger 75, que está sendo disputado no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis.

Nesta quinta-feira foram disputadas as oitavas de final do torneio. No duelo nacional contra o paranaense Thiago Wild (231º) e cabeça de chave 6, o jovem de 16 anos levou a melhor e anotou a maior vitória da recente carreira profissional, vencendo de virada, por 3//6 6/3 6/4, após 2h06 de partida. Também alcançou pela segunda vez as quartas de final de um torneio Challenger.

“Sabia que seria um jogo difícil. O Thiago é um cara que idolatro desde pequeno. Vi ele ganhar o US Open juvenil. Acho que é o único cara que eu gosto de ver jogar, por ter um estilo parecido com o meu. Estou muito feliz por chegar, pela segunda vez, às quartas de final de um Challenger, ainda mais no Brasil. Sei o nível do meu jogo, que posso ir longe. Só tenho a agradecer à minha equipe e vamos com tudo para a próxima etapa”, afirmou Fonseca.

Já Ribeiro precisou de quase 3h (2h56) para surpreender o argentino Andrea Collarini (181º), cabeça 4, também de virada, por 6/7(3) 7/6(2) 6/4. “Que jogo foi esse? Foi um jogo de muitos altos e baixos, tive várias chances no primeiro set, acabei perdendo e baqueei um pouco… No segundo set, ele teve chance e eu consegui voltar e crescer bastante no jogo. O terceiro set foi muito disputado, ele é um ótimo jogador, sabia que seria um jogo difícil, mas fiz bem meu papel, fiquei firme mentalmente e fisicamente, a torcida também foi muita bacana. Muito feliz, mais um bom resultado para a minha carreira, minha primeira quartas de final de Challenger”, analisou Ribeiro.

Ribeiro e Fonseca se enfrentam pela segunda vez. “Já joguei uma vez contra ele (na MEB Cup este ano) e acabei ganhando. Sei que será um duelo duro, ele está na melhor fase da carreira. Então preciso me preparar, ver de que forma jogar com meu treinador e ir com tudo para a partida”, avisou o jovem carioca. “Em torneio desse nível não tem jogo fácil. Eu vinha batendo na trave, mas sentindo que estava bem preparado para esse momento. Estou motivado e confiante”, completou o gaúcho, que mora em Florianópolis.

Torneio recebe visita das crianças do projeto Fundação Tênis

Cerca de 50 crianças da Fundação Tênis estiveram acompanhando de perto os jogos do ENGIE Open, nesta quinta-feira, e puderam vivenciar novas experiências, entre elas, conhecer Gustavo Kuerten. A entidade não governamental tem como objetivo disseminar o espírito esportivo e a disciplina do esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de Florianópolis, onde as crianças têm aula nas quadras da sede da Confederação.

Resultados desta quinta-feira (20):

Simples – oitavas de final

Eduardo Ribeiro (BRA) d. [4] Andrea Collarini (ARG) – 6/7(3) 7/6(2) 6/4

[WC] João Fonseca (BRA) d. [6] Thiago Seyboth Wild (BRA) – 3/6 6/3 6/4

[8] Francisco Comesana (ARG) d. José Pereira (BRA) – 7/6(5) 6/2

[2] Alejandro Tabilo (CHI) d. Matheus Pucinelli de Almeida (BRA) – 6/4 7/6(2) 

Benjamin Hassan (LIB) d. [Q] Pedro Sakamoto (BRA) – 4/6 6/3 6/2

[5] Genaro Alberto Olivieri (ARG) d. [Q] Orlando Luz (BRA) – 6/7(8) 6/4 6/2 

[7] Alessandro Giannessi (ITA) d. Pedro Boscardin (BRA) – 6/4 6/4

[1] Tomas Barros Vera (CHI) d. [Q] Guido Justo (ARG) – 3/6 6/3 6/3

Duplas – quartas de final

João Fonseca (BRA)/Thiago Seyboth Wild (BRA) d. [2] Connor Huertas Del Pino (PER)/Arklon Huertas Del Pino Cordova (PER) – 3/6 6/4 10-7

Jorge Panta (PER)/Matias Zukas (ARG) d. Andrea Collarini (ARG)/ Alessandro Giannessi (ITA) – 6/2 6/1

[WC] Christian Oliveira (BRA)/Pedro Sakamoto (BRA) d. Igor Gimenez (BRA)/Fernando Yamacita (BRA) – 7/6(6) 5/7 10-7 

Pedro Boscardin (BRA)/Gustavo Heide (BRA) d. Facundo Juarez (ITA)/Juan Otegui (ARG) – 6/2 6/2

Programação desta sexta-feira (21):

Quadra Central

11h

Eduardo Ribeiro (BRA) vs [WC] João Fonseca (BRA) 

Não antes das 12h30

[8] Francisco Comesana (ARG) vs [2] Alejandro Tabilo (CHI) 

A seguir

Pedro Boscardin Dias (BRA)/Gustavo Heide (BRA) vs João Fonseca (BRA)/Thiago Seyboth Wild (BRA) 

Quadra 2

11h

[1] Tomas Barrios Vera (CHI) vs [5] Genaro Olivieri (ARG) 

A seguir

[7] Alessandro Giannessi (ITA) vs Benjamin Hassan (LIB) 

[WC] Christian Oliveira (BRA)/Pedro Sakamoto (BRA) vs Jorge Panta (PER)/Matias Zukas (ARG)

Serviço

ENGIE Open de Tênis – ATP Challenger 75

Quando – até 23 de abril

Onde – Lagoa Iate Clube 

Rua: Hyppólito do Valle Pereira, 620 – Lagoa da Conceição – Florianópolis

Entrada gratuita

CARBONO NEUTRO – O ENGIE Open será um evento carbono neutro. A compensação das emissões dos gases de efeito estufa geradas pelas atividades de montagem e operação da competição será feita a partir do uso de créditos de carbono de projetos certificados pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). A compensação é um oferecimento da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em geração de energia renovável no país que dá nome ao torneio. Desde que se tornou patrocinadora da CBT, a ENGIE tem promovido a sustentabilidade nos eventos, tal como realizado na Copa Davis, realizada em fevereiro.

Patrocinadores

O torneio tem patrocínio do Banco BRB e da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em energia renovável do país, que também dá nome ao torneio e tem sua sede localizada em Florianópolis. “Mais do que ampliar o reconhecimento da nossa marca por meio de um dos pilares nos quais acreditamos, que é o esporte, queremos que nosso apoio à modalidade colabore para aumentar a visibilidade do tênis e dos atletas brasileiros e, ainda, ajude a fomentar a prática desportiva, estimular o alto-rendimento e proporcionar inclusão e integração social”, comenta Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB, Patrocinador Máster do Tênis do Brasil e o patrocínio da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Sobre a parceria ENGIE e o tênis

Desde janeiro de 2023, a ENGIE Brasil Energia é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A parceria contempla todos os eventos juvenis e profissionais promovidos pela entidade ao longo de 2023, além da realização de eventos internacionais no Brasil e o patrocínio às atletas profissionais Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Carolina Meligeni Alves e Ingrid Martins. A ENGIE também apoia o tênis em outros países onde atua e, no Brasil, há três anos é uma das patrocinadoras do Rio Open, torneio ATP500 e um dos 22 mais importantes do calendário da Associação dos Tenistas Profissionais.  

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. 

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100%* são provenientes de fontes renováveis.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464