Cerca de 41% dos produtores rurais usam o digital para fazer aquisição de insumos e máquinas
Especialista em agronegócio fala sobre a importância dos canais digitais para o agronegócio e como o mercado demanda por atendimento personalizado e qualificado
O agribusiness, refere-se a um conjunto integrado de atividades que engloba toda a cadeia produtiva da agricultura e pecuária, desde a produção de insumos até a distribuição e venda de produtos finais. Envolve setores como biotecnologia, sementes, fertilizantes, equipamentos, processamento, transporte e comercialização. O setor é fundamental para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e produção de alimentos, sendo uma área que busca aliar técnicas modernas de produção, sustentabilidade ambiental e competitividade no mercado global.
Durante podcast realizado pela TRIWI em seu #TRIWICAST37 Agro Business: A inovação no campo, mediado por Ricardo Martins. A especialista e consultora Helenice Moura, comenta que a transformação digital no agro está ligada à mudança de toda uma cadeia produtiva, desde a produção até a forma como se comercializa.
“A transformação digital acontece a partir do agricultor que faz as buscas de insumos através do digital, que pesquisa os melhores produtos, as melhores ofertas e principalmente deseja ter contato direto com as empresas, por meio da jornada digital”, avalia.
A especialista ainda acrescenta que em 2019, o número de produtores que preferiam comprar online era de 36%, em 2021 esse número teve um salto para 46% e em 2022 o número cai para 41%, isso demonstra o interesse e o avanço do digital em todas as esferas no dia a dia do campo.
Para Helenice a transformação digital também acontece nos meios de pagamentos, ela revela que o mercado agro. “O mercado agro não transaciona cartão de crédito, e com a chegada das agrotechs que são as grandes financeiras voltadas para financiar a produção, que viabilizam a compra de sementes, implementos e insumo na contrapartida das entregas que acontecerão no futuro, e como o agro se financia, cada vez mais digital está levando esse consumidor também pro digital”. Destaca.
Moura, destaca que no que se refere à comunicação pelo digital a confiança é o fator determinante para aumentar o volume de vendas e transações no agronegócio. “Construir o relacionamento digital com esse agricultor vai fazer sua marca ser lembrada por ele na hora da compra, não é fazer campanha de Google, não é uma ação isolada, As empresas que desejam se relacionar com o agro precisam se preocupar com o todo, desde a comunicação, relacionamento, mas também pensar em logística, na entrega com a mesma excelência da semente ao trator”. Finaliza.
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Podcast #37 Agro Business: A inovação no campo | TRIWI Consultoria em Marketing Digital