Engajamento de colaboradores Cibra na coleta de lacres e tampinhas supera expectativas

A iniciativa, intitulada de ‘Movimento do Bem’, faz parte de um programa do Comitê de Responsabilidade Social da empresa, que estimula os colaboradores a atuarem como agentes de transformação da sociedade

Conforme reportagem recente do Jornal Nacional, a onda da separação e recolhimento de lacres de latas e tampas de garrafas vem se alastrando pelo país. De alguns anos pra cá, esse movimento encontrou terreno fértil na Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Mais de 85% dos seus colaboradores estão envolvidos em atividades de voluntariado por meio do Programa ‘Gente que Transforma’, que visa estimular as pessoas a participarem de projetos sociais com foco em dar suporte às comunidades, cuidar do meio ambiente e desenvolver jovens para o mercado de trabalho.

Dentre as iniciativas do programa, está o ‘Movimento do Bem’, ação criada há três anos que teve enorme aceitação e envolvimento dos colaboradores, surpreendendo os idealizadores da ideia. “Um dos nossos objetivos nesse tipo de ação, além de contribuir para a sociedade, é o de sensibilizar e despertar nossos colaboradores para o voluntariado, criando oportunidades para que possam contribuir. É surpreendente e muito gratificante para nós ver todo o envolvimento da Nossa Gente em algo singelo, mas que transforma vidas.”, comenta Cristina Oliveira, diretora da área de Gente e Sustentabilidade.

A iniciativa de juntar lacres de latas e tampinhas de garrafas pet vem se multiplicando pelo país. Para se ter ideia, apenas no estado do Rio de Janeiro, com o dinheiro arrecadado por ONGs ligadas ao bem-estar animal, seis toneladas de ração foram compradas e 5.000 pets receberam assistência veterinária. Além de reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, esse hábito vem trazendo benefícios concretos para pessoas carentes que precisam de apoio.

No caso da Cibra, o dinheiro da venda do material coletado é usado para comprar cadeiras de roda que são doadas a instituições que atendem a pessoas que não possuem condições de adquirir esse equipamento tão importante para sua mobilidade e qualidade de vida. Para cada cadeira de rodas comprada, a Cibra subsidia mais uma, o que estimula ainda mais o envolvimento dos colaboradores. Desde o início da ação já foram recolhidos 1 tonelada de material reciclável. Inclusive, neste mês, a Cibra comemorou a entrega da 9ª e 10ª cadeiras de rodas para o Lar Vicentino, instituição que cuida de idosos em Sinop – MT.

Para Liza Palhano, coordenadora de planejamento estratégico e inovação da empresa, a ação da Cibra em envolver os colaboradores na coleta de lacres foi muito positiva. “Despertou em mim a importância do impacto ambiental causado pela retirada desses resíduos do meio ambiente e como essa ação, tão fácil para nós, pode beneficiar diretamente a mobilidade das pessoas. Depois que compreendi o valor desta ação para o ser humano, comecei a engajar outras pessoas”, explica. Liza conta que mostrou para sua família e para um grupo de motociclistas do qual faz parte um vídeo da Cibra entregando uma cadeira de rodas. “A partir daí, eles também começaram a realizar esse tipo de coleta e, no mês passado, por meio de um grande esforço conjunto, conseguimos juntar 7 kg de tampas e 20 kg de lacres”, orgulha-se a profissional.

Outro exemplo inspirador é o Robson Bauer, Gerente Comercial das unidades de Minas Gerais e Goiás. Ele também incentivou pessoas a coletarem os lacres, envolvendo os moradores do seu prédio e os restaurantes localizados no entorno da sua casa. “É um trabalho de formiguinha. Que bom que somos várias formiguinhas que podem ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas e impactar positivamente o meio ambiente”.

Na visão do Nilcimar Fonseca, Analista de Compras Junior e Corporativo da companhia, é lindo ver o esforço de cada colaborador para ajudar instituições que precisam de uma corrente do bem para realizar a doação de cadeiras de rodas sob medida para crianças e adultos que não têm condição financeira para efetuar a compra. “Da nossa parte, basta apenas não desperdiçarmos os lacres e tampinhas. Com apenas este gesto de amor e de cuidado com o próximo, contribuímos para tornar o mundo mais sustentável, agimos com responsabilidade social e ainda melhoramos muito a qualidade de vida de pessoas que precisam de ajuda”, afirma.

Sobre a Cibra

Há quase 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019 certificada pela GPTW “Great Place To Work” como uma das melhores empresas para se trabalhar, em 2022, conquistou a 24ª posição entre as 100 melhores indústrias para se trabalhar do Brasil.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464