Cinco brasileiros abrem a chave principal do ENGIE Open em Florianópolis nesta segunda
Thiago Wild, Daniel Dutra Silva, Eduardo Ribeiro, Pedro Boscardin e João Fonseca estreiam no ATP Challenger 75, no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis
Vai ser dada a largada para a chave principal do ENGIE Open, torneio ATP Challenger 75, que distribui uma premiação total de US$ 80 mil e 75 pontos no ranking da ATP. Cinco brasileiros estreiam nesta segunda-feira, no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis. A programação tem início às 10h, e a entrada do público é gratuita.
Clique aqui e confira a chave de simples e duplas do ENGIE Open.
No principal duelo do dia, no terceiro jogo da quadra central, um confronto 100% nacional entre o paranaense Thiago Wild, cabeça de chave 6 do torneio e 230º no ranking da ATP, e o paulista Daniel Dutra Silva (#289). Os dois se enfrentaram uma única vez no profissional, na semifinal do Future de São José do Rio Preto, com vitória de Wild por 7/5 7/6.
“Vai ser um jogo duro, nós nos conhecemos muito bem, já treinamos juntos várias vezes”, admitiu Wild. “Primeira rodada é sempre mais complicada, então tenho que entrar focado e com um plano de jogo bem estipulado para tentar sair com a vitória. Toda semana é uma chance nova e todo mundo começa na primeira rodada igual”, acrescentou o paranaense, que conquistou no mês passado o título do ATP Challenger 75 de Santiago.
Dutra Silva compartilha da mesma opinião do adversário. “Venho me preparando muito bem para essa partida, me sinto confiante e tenho certeza que será um grande jogo, duro e decidido nos detalhes”, afirmou. “Aqui é um lugar onde me sinto muito confortável, as condições me favorecem bastante. Venho com a expectativa de fazer uma grande semana”, continuou o paulista.
Nos outros jogos dos brasileiros, o catarinense Pedro Boscardin (#353) enfrenta o francês Maxime Janvier (#328); o gaúcho Eduardo Ribeiro (#387) encara o argentino Valerio Aboian (#424), enquanto o jovem carioca João Fonseca (#840), convidado da organização, joga contra o chileno Gonzalo Lama (#377).
Neste domingo, foi disputada a primeira rodada do qualifying, de onde seis jogadores completarão a chave principal do ENGIE Open. Foram realizados 12 jogos e seis brasileiros – Nicolas Zanellato, Wilson Leite, Pedro Sakamoto, Orlando Luz, Fernando Yamacita e Marcelo Zormann. – avançaram à segunda e decisiva partida da chave classificatória, que acontece nesta segunda-feira.
Serviço
ENGIE Open de Tênis – ATP Challenger 75
Quando – 16 a 23 de abril
Onde – Lagoa Iate Clube
Rua: Hyppólito do Valle Pereira, 620 – Lagoa da Conceição – Florianópolis
Entrada gratuita
Resultados do qualifying deste domingo (16)
[7] Nicolas Zanellato (BRA) d. Igor Gimenez (BRA) – 6/3 4/6 6/1
[1] Wilson Leite (BRA) d. [Alt] Ezequiel Simonit (ARG) – 6/2 6/1
[11] Ignacio Carou (URU) d. João Loureiro (BRA) – 7/6(5) 7/5
[5] Orlando Luz (BRA) d. [WC] João Schiessl (BRA) – 6/0 6/1
Guido Justo (ARG) d. [2] Jorge Panta (PER) – 7/5 6/3
[3] Facundo Juarez (ITA) d. [WC] Bruno Fernandez (BRA) – 6/1 6/4
Juan Carlos Prado Angelo (BOL) d. [4] Matias Zukas (ARG) – 6/3 4/6 6/4
[10] Marcelo Zormann (BRA) d. Thiago Cigarran (ARG) – 6/4 6/7(4) 6/3
[8] Conner Huertas del Pino (PER) d. [Alt] G. Roveri Sidney (BRA) – 6/4 4/6 6/2
[WC] Pedro Sakamoto (BRA) d. [12] Tomas Lipovsek Puches (ARG) – 6/1 6/2
[6] Arklon Huertas Del Pino Cordova (PER) d. [Alt] Mateo Barreiros Reyes (BRA) – 6/4 6/3
[9] Fernando Yamacita (BRA) d. [WC] Gabriel Schenekenberg (BRA) – 6/2 6/3
Programação desta segunda-feira (17)
Quadra Central
10h
Qualifying Final – [3] Facundo Juarez (ITA) vs [WC] Pedro Sakamoto (BRA)
A seguir
Qualifying Final – [5] Orlando Luz (BRA)) vs [10] Marcelo Zormann (BRA)
Daniel Dutra da Silva (BRA) vs [6] Thiago Seyboth Wild (BRA)
Gonzalo Lama (CHI) vs [WC] João Fonseca (BRA)
Não antes das 18h30
Pedro Boscardin Dias (BRA) vs Maxime Janvier (FRA)
Quadra 2
10h
Qualifying Final – [1] Wilson Leite (BRA) vs [7] Nicolas Zanellato (BRA)
A seguir
Qualifying Final – [6] Arklon Huertas Del Pino Cordova (PER) vs [9] Fernando Yamacita (BRA)
Eduardo Ribeiro (BRA) vs Valerio Aboian (ARG)
Quadra 3
10h
Qualifying Final – Guido Justo (ARG) vs [8] Conner Huertas del Pino (PER)
Qualifying Final – Juan Prado Angelo (BOL) vs [11] Ignacio Carou (URU)
Benjamin Hassan (LIB) vs [3] Luciano Darderi (ITA)
Patrocinadores
O torneio tem patrocínio do Banco BRB e da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em energia renovável do país, que também dá nome ao torneio e tem sua sede localizada em Florianópolis. “Mais do que ampliar o reconhecimento da nossa marca por meio de um dos pilares nos quais acreditamos, que é o esporte, queremos que nosso apoio à modalidade colabore para aumentar a visibilidade do tênis e dos atletas brasileiros e, ainda, ajude a fomentar a prática desportiva, estimular o alto-rendimento e proporcionar inclusão e integração social”, comenta Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB, Patrocinador Máster do Tênis do Brasil e o patrocínio da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Sobre a parceria ENGIE e o tênis
Desde janeiro de 2023, a ENGIE Brasil Energia é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A parceria contempla todos os eventos juvenis e profissionais promovidos pela entidade ao longo de 2023, além da realização de eventos internacionais no Brasil e o patrocínio às atletas profissionais Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Carolina Meligeni Alves e Ingrid Martins. A ENGIE também apoia o tênis em outros países onde atua e, no Brasil, há três anos é uma das patrocinadoras do Rio Open, torneio ATP500 e um dos 22 mais importantes do calendário da Associação dos Tenistas Profissionais.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100%* são provenientes de fontes renováveis.
*Considerando a venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, assinada no dia 15 de setembro de 2022, cujo closing está sujeito ao cumprimento de determinadas condições previstas no contrato.