21 de setembro de 2024

Super Rugby Américas volta com os Cobras desafiando o líder Dogos XV

Lucas “Zé” Tranquez, abertura dos Cobras Brasil XV

Super Rugby Américas, a liga profissional do continente, chega à 8ª rodada nesse fim de semana com os Cobras, do Brasil, visitando os argentinos do Dogos XV, líder da competição, nesta sexta, às 19h com transmissão da ESPN3 ao vivo

Sexta-feira (14), é dia de retorno do Super Rugby Américas, marcando o começo do returno da competição. Às 19h, os Cobras, franquia brasileira gerenciada pela CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), apoiada por Superbid Exchange, Irko Hirashima e Universal Assistance, encaram em Córdoba, Argentina, o atual líder da competição, Dogos XV, em partida que vale muito para o time brasileiro. Os Cobras ocupam a sexta colocação e estão a apenas 5 pontos do quarto colocado, Yacare XV, do Paraguai, o que significa que, apenas uma vitória separa os brasileiros do G4, que vale vaga nas semifinais. No Super Rugby Américas, a vitória vale 4 pontos, mas se o triunfo tiver 4 ou mais tries o time vitorioso passa a somar 5 pontos.

Os Cobras estão embalados por conta da vitória épica na última rodada sobre o American Raptors, nos Estados Unidos, por 43 a 40. Após o resultado, os brasileiros ainda fizeram amistoso contra o USA Hawks, seleção americana de desenvolvimento e venceram por 43 a 14, aproveitando a folga que a liga teve no feriado de Páscoa. Os Dogos, por outro lado, fizeram amistoso no último sábado contra o Black Lion, poderosa equipe da Geórgia, campeã da Super Cup europeia, e foram inesperadamente atropelados por 75 a 19. O que significa que o time de Córdoba estará ferido para a partida contra os Cobras.

O auxiliar técnico argentino Maximiliano “Chinchu” Bustos, que treina os avançados dos Cobras (e defendeu a seleção da Argentina na Copa do Mundo de 2011), comentou sobre o bom momento do time brasileiro. “Fomos de menos a mais. Encontramos os pontos a melhorar ao longo da competição. Melhoramos nos penais e cartões, por exemplo, e sei que vamos melhorar ainda em mais aspectos”. No jogo do primeiro turno, contra os Dogos, em São Paulo, os Cobras perderam por 31 a 14, em jogo de muita indisciplina brasileira. Sobre isso, Chinchu analisou: “Já jogamos antes com eles e pudemos analisá-los, conhecendo o sistema de jogo e as formações fixas. Vamos viajar muito nos próximos dias, o que significa que temos que ter tudo bem analisado para não sermos pegos desprevenidos e podermos fazer nosso melhor”.

A rodada segue no sábado, com o Yacare XV recebendo o vice-líder Peñarol, do Uruguai. No domingo, o lanterna Raptors receberá o terceiro colocado Pampas, da Argentina. Favoritismo de uruguaios e argentinos, mas com expectativa de partidas com muita emoção. Todos os jogos estarão ao vivo no Star+, sendo que o compromisso dos Cobras será exibido também ao vivo na ESPN3 a partir das 19h.

Optimized by Optimole