Nota de pesar
Declaração por uma Sociedade Digital mais segura para todos
O Instituto iStart, que tem a missão de educar em ética e cidadania digital, manifesta seu pesar e externa profunda solidariedade com os familiares, a comunidade, os profissionais da educação e as crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil “Cantinho do Bom Pastor”, localizado em Blumenau, Santa Catarina, pelo ataque covarde sofrido no último dia 05/04.
Diante da onda de ataques que vem assolando escolas no Brasil e no mundo, mostra-se ainda mais necessário o desenvolvimento de ações coordenadas entre a sociedade civil e os governos para a elaboração de protocolos de segurança obrigatórios em ambientes escolares. Também destacamos a importância da criação de canais de denúncias específicos, a exemplo do que acontece no Reino Unido e nos Estados Unidos, que possibilitam uma atuação mais célere para contenção ou neutralização de eventos como esse e saudamos a iniciativa conjunta da SaferNet Brasil com o Ministério da Justiça que criou uma plataforma para o recebimento de denúncias contra-ataques em escolas.
Outro ponto igualmente importante e que carece de maior discussão entre a sociedade, as empresas e os governos, é o papel das redes sociais na rápida remoção de conteúdos que possam ser nocivos – e até criminosos. Dentre os inúmeros e infelizes exemplos de ataques a escolas, tem-se visto que grande parte tem sido incentivado – e até planejado – por meio de tais redes, além de chats em jogos online.
Soma-se a isso a quantidade de desinformação e a pouca – ou quase nenhuma – educação digital das crianças e adolescentes, que hoje somam boa parte dos usuários da internet. Nesse ponto, o instituto defende e reforça a necessidade de se trazer maior educação digital nos ambientes escolares, tão fundamentais para a formação dos cidadãos.
Pesquisa recente aponta que crianças com idade de 7 anos já são capazes de entender o conceito de mentira e desinformação e seus efeitos negativos, diminuindo suas chances de propagação. Nesse sentido, defendemos a necessidade da realização de campanhas educativas voltadas para esse público no ambiente digital, incluindo os ambientes de jogos online e redes sociais, que devem contar com apoio do poder público.
A educação muda vidas e forma cidadãos. Por isso, reforçamos a importância das campanhas educativas, que poderão surtir efeito ao longo dos anos, reduzindo a chance de que esses cidadãos propaguem desinformação ou cometam atos hediondos como o ocorrido em Blumenau.
Reforçamos nossas sugestões para o desenvolvimento de boas políticas públicas para este público, que contemplem protocolos de segurança, maior cuidado com os conteúdos nas redes sociais e campanhas educativas, para que acima de tudo, possamos ajudar na formação de uma sociedade cada vez mais respeitosa e harmoniosa. A atuação conjunta da família, Escola, Estado, plataformas e sociedade civil por certo será capaz de construir uma Internet mais segura para todos.
Por fim, também destacamos como acertadas as iniciativas de alguns veículos de mídia ao evitarem divulgar fotos, vídeos e dados do autor do referido ataque, de forma a evitar a propagação de imitadores e daqueles que incentivem tais atrocidades.
O Instituto iStart reforça aqui o seu compromisso na construção de uma sociedade justa e segura, pautada nos preceitos da ética e da cidadania digital.
Diretoria Executiva