Webcast gratuito discute a importância da educação do paciente sobre a dor crônica
Novo episódio do “Quinta Sem Dor”, iniciativa da Grünenthal Brasil, falará a respeito do Projeto Educa Dor e os benefícios da educação adequada do paciente com dor crônica
Amanhã, quinta-feira, dia 13 de Abril, ocorrerá a transmissão ao vivo e aberta ao público do novo episódio do webcast “Quinta Sem Dor”, iniciativa da Grünenthal Brasil que visa disseminar conhecimentos sobre dor através de discussões com especialistas no assunto, com o intuito de melhorar o panorama da dor crônica em todo o país.
Com foco no tema de educação ao paciente com dor crônica, o episódio contará com a participação do Dr. João Marcos Rizzo, anestesiologista com área de atuação em dor, médico da Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento e coordenador do Projeto Educa Dor.
O objetivo do Projeto Educa Dor é levar de maneira clara, em linguagem acessível ao público não familiarizado com os termos médicos, informações sobre os mais diversos conceitos envolvendo a dor crônica, seus tratamentos, métodos e diagnósticos, além de desmistificar mitos e tabus sobre a dor(1). Dessa maneira, o paciente é ensinado a ajudar a si próprio, bem como seus familiares, por meio de informações sobre a sua condição dolorosa, além de entender bem seus prognósticos e como controlar da melhor maneira tudo que envolve uma situação crônica.
O Projeto Educa Dor é composto por 11 profissionais da saúde, de várias áreas ligadas à dor, que compartilham o mesmo objetivo de promover a psicoeducação em dor crônica. O Dr. João explica que “informação e educação em dor crônica capacitam pacientes e cuidadores a participar ativamente do tratamento, entendendo cada etapa e o papel que desempenham na terapêutica. Com o grande volume de informações disponíveis atualmente, é essencial que os profissionais de saúde conheçam a melhor forma de falar com seus pacientes sobre suas condições, tanto em relação ao tipo de conteúdo compartilhado quanto à linguagem utilizada nessas conversas, a fim de evitar ruídos na informação”.
Essa discussão será aprofundada no programa “Quinta Sem Dor”, amanhã, dia 13 de abril, às 19h30. A transmissão será online, aberta a todos, e poderá ser acessada na hora pelo link: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Sobre o Quinta Sem Dor
A Grünenthal Brasil lançou em Outubro de 2022, mês internacional de combate à dor, o webcast “Quinta sem Dor”. O objetivo é trazer conteúdo dos melhores especialistas para toda a classe médica, aumentando o conhecimento a respeito do tratamento da dor com o intuito de melhorar o panorama da dor em todo o país. As transmissões ocorrem toda quinta-feira às 19h30.
Além disso, há mensalmente um encontro aberto ao público geral, no qual são trazidas mais informações sobre a dor para que os pacientes também possam melhorar seu conhecimento do problema e terem consciência da importância de um tratamento adequado da dor.
Saiba mais sobre a Grünenthal Brasil no site: https://www.grunenthalhealth.com.br/
Sobre a Grünenthal
A Grünenthal, líder mundial na abordagem ao tratamento da dor e doenças associadas(2), é uma empresa farmacêutica familiar independente, dedicada à ciência e investigação, que conta com uma longa história na disponibilização de tratamentos inovadores para a gestão da dor e de tecnologias de ponta para os pacientes. Com o propósito de melhorar vidas, está comprometida com a inovação e foca toda a sua atividade e esforços para alcançar a visão de um mundo sem dor.
Com sede em Aachen, na Alemanha, a Grünenthal está presente em 29 países, com filiais na Europa, América Latina e Estados Unidos. Seus produtos são vendidos em mais de 100 países e a empresa conta com cerca de 4.500 colaboradores em todo o mundo. Em 2021, a Grünenthal faturou cerca de 1,5 bilhão de euros.
Mais informações em: https://www.latam.grunenthal.com/
Evento
Quinta Sem Dor
Tema: “Projeto Educa Dor: educação ao paciente com dor crônica”
Convidado: Dr. João Marcos Rizzo, anestesiologista com área de atuação em dor, médico da Clínica de Dor do Hospital Moinhos de Vento e coordenador do Projeto Educa Dor
Data: 13/04 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Link de transmissão: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Gratuito, aberto a todos os públicos