Casa da Mulher Brasileira pode ganhar premiação da Câmara dos Deputados
Ainda no espírito de homenagem ao Mês das Mulheres, o deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA) indicou a Casa da Mulher Brasileira do estado do Maranhão, na pessoa da diretora Susan Lucena, ao prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher.
“A violência contra a mulher é prejudicial para a sociedade como um todo, pois perpetua a desigualdade de gênero e reforça estereótipos prejudiciais. Sem dúvidas, a Casa da Mulher Brasileira é um equipamento público de contra-peso para mudar esta realidade”, disse o deputado Rubens Jr.
A premiação da Câmara vai homenagear entidades governamentais e não governamentais que se destacam pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher. Os agraciados serão anunciados no dia 20 de abril.
A Casa da Mulher Brasileira atende as mulheres de São Luís em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, oferecendo serviços especializados. A entidade oferece serviço multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, assessoras jurídicas e pedagogas. Além do acolhimento às vítimas, a entidade também presta orientações, realiza encaminhamentos e faz acompanhamento dos casos de agressão física e psicológica.
Susan Lucena destaca os desafios encontrados no enfrentamento à violência contra a mulher: “desenvolver o senso crítico, analisar e interromper a reprodução de comportamentos tóxicos enraizados. A educação é a nossa principal ferramenta de mudança! A violência doméstica não atinge somente a vítima atinge toda uma família, deixa crianças órfãs, mães sem suas filhas, além de romper toda estrutura familiar. O combate à violência é um dever de todos!”, explica a diretora do CMB.
A diretora Susan Lucena já atuou como secretária adjunta de Estado da Mulher e tem experiência na área de filosofia, direito e comunicação. Lucena é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela tem bacharelado em Direito pela Universidade Ceuma e é especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera Uniderp e graduanda em Comunicação Social pela UFMA.
PELA VIDA DELAS
O deputado Rubens Jr apresentou, no dia internacional da mulher, duas proposições que nasceram da demanda dos movimentos femininos: um que criminaliza a misoginia e o outro que dificulta o estabelecimento de fiança para agressores de mulheres.