Empresário italiano aposta no Brasil e faz a expansão da marca
Inauguração de Showroom em São Paulo é a segunda loja de revenda de marcas exclusivas do esporte
O Beach Tennis surgiu na Itália em 1987, mas no Brasil encontrou um terreno fértil para se desenvolver e ganhar adeptos que fizeram do país uma das potências mundiais da categoria. Mas são as marcas italianas que ditam a moda e as que melhor se adaptaram ao esporte praticado nas areias, especialmente pelo desenvolvimento tecnológico do principal instrumento do jogo: as raquetes.
Um esporte que ganhou o asfalto
A profusão de quadras que surgem nos grandes centros urbanos do país tem aumentado o número de atletas de Beach Tennis no Brasil. Se no Rio, as quadras na praia facilitam o acesso, é em São Paulo que o desenvolvimento do esporte tem chamado a atenção com as quadras de areia que se tornaram pequenos oásis no meio do concreto.
E alguns fatores contribuem para esse aumento de adeptos: no Beach Tennis não há limite de idade ou restrição de sexo e experiência no jogo. “É um esporte que promove muita integração, algo que os brasileiros valorizam muito, pois além do esporte, existe o fator social. O ritmo e nível do jogo são definidos pelos próprios jogadores, por isso é um esporte tão inclusivo, e dessa forma, se tornou muito popular”, explica Giulio Visconti, empresário italiano que representa as duas marcas de raquetes mais importantes do Beach Tennis, a MBT e a HP.
Os primeiros passos no Beach Tennis
Experimentar o esporte é uma sensação muito gratificante, admitem os adeptos do esporte. Por ser muito inclusivo, até quem não tem costume de praticar atividades físicas em pouquíssimo tempo consegue estabelecer um jogo, garantem os instrutores logo na primeira aula.
Hoje o número de quadras construídas e novos investidores de arenas é muito relevante. Nos últimos dois anos o número de praticantes literalmente “explodiu” e a transmissão dos campeonatos mundiais e dos maiores torneios gerou um interesse maior da mídia. “O Beach Tennis se fomenta da base, dos professores, das escolas, dos points da praia e das arenas da cidade! O entusiasmo contagiante de quem começa a jogar Beach Tennis é ainda o maior motivo de sucesso do nosso esporte”, ressalta o empresário.
Um esporte que impulsiona negócios
O fato de o Beach Tennis ter a inclusão como característica, a instalação de quadras em grandes centros empresariais tornou o esporte útil no mundo corporativo. A prática da modalidade diminui o sedentarismo e promove a integração entre parceiros comerciais. No ambiente educativo o Beach Tennis pode ser desenvolvido de maneira fácil e lúdica promovendo a integração dos alunos. E até nas famílias o esporte tem sido um fator de união, criando momentos importantes entre pais, filhos e avós. 3 gerações juntas, compartilhando a mesma quadra
“O poder agregador do Beach Tennis transcende a quadra, as pessoas se reúnem na praia, nos clubes, nos points ou em condomínios, com uma vida social originada no Beach Tennis. Principalmente em cidades sem praias, existem comunidades de Beachtenistas que utilizam o tempo livre se juntando para jogar e socializar”, acrescenta Giulio que criou a primeira loja especializada em Beach Tennis, no coração de Ipanema, no Rio de Janeiro e que agora expande a marca com a inauguração de um showroom em Moema, São Paulo, este mês.
As marcas italianas fazem diferença no Beach Tennis
A Itália é o berço do Beach Tennis, e origem de atletas que se tornaram referência no esporte no mundo inteiro. Por ser o país de origem, foi onde desenvolveram-se as maiores tecnologias para produção das raquetes. Marcas como MBT e HP, carregam em seus nomes a tradição e qualidade do Beach Tennis italiano.
O uso de materiais com EVA, Fiberglass. Carbono, Kevlar e GoldGlitterCarbon garantem aos produtos alta durabilidade e qualidade, mesmo quando expostos à maresia nas regiões praianas. Além disso, há uma grande variedade de raquetes com diferentes espessuras. “Pela qualidade e pela variedade das raquetes é possível encontrar o encaixe perfeito entre o estilo de jogo de cada atleta, e o modelo certo de raquete. Isso ajuda a valorizar o jogo de diferentes tipos de atletas, dos iniciantes aos campeões do mundo.
A paixão pelo Brasil
Giulio sempre foi um apaixonado pelo Brasil e chegou ao país em 2004 para participar de um projeto de voluntariado. Em 2013 já trabalhava como executivo de uma multinacional quando foi convidado por um grupo de amigos italianos para praticar o Beach Tennis. Foi amor à primeira vista pelo esporte e pelo modo de vida que ele proporciona.
Ele diz que se encantou com a atmosfera leve do país, os sorrisos e as diversas oportunidades. Ele avalia que os brasileiros recebem os estrangeiros com muita alegria, querendo sempre apresentar os encantos que o país oferece e destaca o amor das pessoas pelo esporte em geral e pelo estilo de vida descontraído e positivo!
“Nos finais de semana, procuro sempre encontrar os amigos na praia do Rio, sentando à beira das quadras, compartilhando alegrias e momentos leves entre uma água de coco, um mergulho e uma partida de Beach Tennis”, afirma.
A inauguração do Showroom em São Paulo
Desse encantamento com o país até montar um negócio ligado ao Beach Tennis foi um pulo. em 2015, Giulio criou a Topa Beach Tennis, importadora exclusiva das marcas de raquetes MBT e HP, no Brasil. A inauguração da loja em Moema marca um avanço importante da marca no país.
Em 2022 inaugurou o primeiro showroom em Ipanema e agora chega à São Paulo com o objetivo de continuar promovendo encontros e unindo amigos em torno do Beach Tennis. “O objetivo é aproximar os jogadores da marca e do esporte, que todos possam testar nossas raquetes, mas também criar as parcerias com os points, arenas e lojistas no Brasil inteiro”, finaliza o empresário.
Serviço:
Evento: Inauguração do Showroom em São Paulo
Dia: Quinta, 30 de março
Horário: Das 10h às 22h
Coquetel de inauguração: 19h
Endereço: Rua Jequitaí 63 – Moema Estacionamento à disposição / Indianópolis
Sobre Giulio Visconti Prasca
Giulio Visconti Prasca tem 41 anos e nasceu em Padova, na Itália. Estudou economia em Milão, mas sempre teve ligações com o esporte, especialmente o basquete. Esteve no Brasil pela primeira vez em 2004 para participar de um projeto de voluntariado no Amazonas. Teve experiências profissionais nos Estados Unidos e na Ásia antes de vir para o Brasil em 2005. Morou em São Paulo e no Rio onde foi diretor de Empresas Italianas. Trabalhou na olimpíada do Rio auxiliando o, comitê olímpico italiano na gestão da Casa Itália. Em 2015 decidiu abrir a Topa Beach Tennis import., pioneira na importação de marcas estrangeiras como as líderes italianas MBT HP.
Hoje está presente no RJ e SP com loja e Showroom e atuando nível nacional em parcerias com Arenas, Centros de Treinamentos e Pontos de Beach Tennis.