22 de setembro de 2024

Clube de Permuta desembarca na Europa e celebra o melhor ano da história com mais de R$340 milhões em negócios

Os números comprovam a ousadia da marca que se tornou um case de sucesso. São 21 franquias no Brasil, 1.600 associados e mais de 340 milhões de reais transacionados em 11 anos de história. Estamos falando do Clube de Permuta, criado em 2012 pelo empresário Leonardo Bortoletto. O portal de negócios e relacionamentos é a maior plataforma de permuta multilateral da América Latina, certificada e auditada pela Associação Internacional de Comércio Recíproco – IRTA.

O empresário transformou uma dor real da empresa que ele dirigia na época em um negócio milionário, utilizando como fio condutor uma das práticas mais antigas e consolidadas do mercado. O próximo passo é a internacionalização da marca, que chega na América Latina no primeiro semestre de 2023, com a abertura de uma franquia em Bogotá, na Colômbia em 2022. No segundo semestre do ano, o destino é Lisboa, em Portugal, abrindo as portas da Europa para consolidar o negócio.

“Quando uma empresa troca aquilo que tem, como um produto ou serviço, por algo que precisa, ela não altera seu caixa. As necessidades por serviços relacionados a áreas como tecnologia, consultorias, gestão e RH estão cada vez maiores. Com a permuta, a empresas de todos os tamanhos conseguem ter acesso a isso sem gastar, o que pode ser crucial para sua manutenção”, explica Leonardo Bortoletto, sócio fundador do Clube de Permuta.

Para consolidar uma década de muito trabalho e confirmar que está trilhando o caminho certo nos negócios, o Clube de Permuta recebeu o Selo de Excelência em Franchising 2022, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), principal honraria do mercado de franquias nacional, que reconhece as marcas mais bem avaliadas por seus franqueados. Este é o primeiro ano que a empresa participa do prêmio e foi chancelada com o selo, que ainda contribuiu para alçar seu diretor de franquias, Antônio Bortoletto, ao cargo de diretor regional da ABF, passando a responder por Minas Gerais e ainda integrando a diretoria nacional da associação.

Uma década de sucesso!

Para contar os principais marcos desse negócio de sucesso, vamos voltar em 2012, quando tudo começou com a finalidade de facilitar negociações baseadas no modelo de permuta, que envolve troca de produtos sem mexer no fluxo de caixa das empresas. Um dos maiores desafios foi mudar a cultura do empresário e fazer com que ele pensasse fora da caixa. Aos poucos, esse objetivo vem sendo alcançado e hoje a empresa soma um grande volume de transações. Somente em 2022, o melhor ano da história do Clube de Permuta, a marca foi responsável por transacionar mais de R$65 milhões, um crescimento de 23% em relação a 2021.

“Não trabalhamos com dinheiro, mas as pessoas estão acostumadas a usá-lo diariamente em suas vidas. Mostramos que é possível adquirir tudo aquilo que o empresário precisa para o seu negócio entregando seus produtos ou serviços em troca. Isso gera uma receita igual, pois trabalhamos com valores de mercado, mas tem um resultado de lucro muito maior do que se a compra e venda fosse em dinheiro”, diz o Bortoletto.

O Clube de Permuta inaugurou suas atividades com uma transação realizada em Minas Gerais, em 2012. Na época foi feita a compra de serviços gráficos no valor de R$ 27 mil. Com o passar dos anos, algumas transações marcaram a história da empresa, como um associado de Montes Claros que resolveu vender seu avião modelo Seneca. A aeronave foi comprada em cotas por quatro associados, que adquiriram créditos na plataforma vendendo feijões. Outra negociação importante foi quando uma empresa trocou toda a sua frota de carros por uma terceirizada, e usou o dinheiro da venda dos automóveis para investir na estrutura do próprio negócio. As transações não são somente entre produtos. Um exemplo disso foi um associado que mudou as sedes administrativa e operacional com o apoio da rede, economizando de 10% a 15% em custo administrativo. Em 2022, ocorreu a maior transação já realizada na plataforma, com a venda de um clube esportivo com 24 chalés, por 4 milhões de reais.

“Nesses 10 anos, temos diversas transações que marcaram não somente os associados, mas também a franqueadora. Queremos continuar fazendo a diferença na vida de diversos empresários, mostrando que é possível sim, fazer transações muito boas sem usar propriamente o dinheiro do caixa da empresa”, finaliza Leonardo Bortoletto.

Próximos passos

Com os resultados positivos, a expectativa da empresa segue alta. Em março, será inaugurada a franquia de Niterói, completando 22 franquias no Brasil.

“Temos planos ambiciosos de expansão. Começaremos pela Colômbia, no primeiro semestre, e chegamos em Portugal, a partir de agosto, com nossa primeira unidade na Europa. Temos um objetivo de ampliar as transações em 20%, que é nossa média anual desde a fundação”, conta Leonardo.

Principais marcos da história

§ 2012 – Fundação do Clube de Permuta, em Belo Horizonte (MG), com 12 associados.

§ 2015 – Conquista de título de 1ª rede de franquia multilateral do mundo pela Associação Internacional de Comércio Recíproco – IRTA.

§ 2016 – Expansão da franquia para outras praças do Brasil.

§ 2018 – Conquista do título de maior empresa de franquia multilateral do Brasil.

§ 2021 – Conquista do título de maior plataforma de permuta multilateral da América Latina pela Associação Internacional de Comércio Recíproco – IRTA. E do Prêmio Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

§ 2022 – Conquista do Selo Excelência em Franchising 2022, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

§ 2023 – Expansão internacional para a América Latina, com instalação de franquia em Bogotá, na Colômbia, no primeiro semestre. A partir de agosto, a expansão da rede chega a Lisboa, em Portugal, abrindo as portas para avançar pela Europa.

Sobre o Clube de Permuta

Atualmente, o Clube de Permuta conta com 21 unidades espalhadas pelo Brasil. Com mais de 1.600 empresas associadas, a rede tem expectativa de inaugurar XX novas franquias até o final de 2023. Em 11 anos de existência já foram transacionados mais de R$340 milhões.

Para se tornar um franqueado é preciso investir a partir de R$100 mil (com taxa de franquia inclusa), e o tempo de retorno médio é de 18 meses. Os empresários interessados em fazer parte do Clube devem ser indicados pelos próprios membros. Periodicamente, a empresa promove eventos de relacionamento.

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