Base do governo se articula para evitar convocação de ministros
As Comissões temáticas da Câmara dos Deputados mal começaram suas atividades e as movimentações políticas estão intensas. Para tentar barrar as tentativas da oposição de convocar os ministros do presidente Lula, os parlamentares da base estão apresentando requerimentos de convite para os titulares das pastas do governo.
É o que ocorreu com o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Foram apresentados 16 requerimentos de convocação de Dino no colegiado, em um movimento orquestrado, com pedidos de explicação que vão desde o decreto que suspendeu o porte de armas até os atos golpistas de 8 de Janeiro.
Para barrar esse movimento, os deputados Rubens Pereira Jr (PT/MA), Gervásio Maia (PSB/PB) e Orlando Silva (PCdoB/SP), entre outros parlamentares, assinaram requerimento para convidar o ministro para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), presidida pelo petista Rui Falcão. A ideia é realizar a reunião em um ambiente controlado pela base do governo, promovendo uma audiência conjunta, mitigando a espetacularização da oposição.