Comunidades ribeirinhas do Pará receberão atendimento médico da Missão Amazônia

Iniciativa da Inspirali, vertical de medicina da Ânima Educação, pretende atender 2 mil pessoas ao longo de dez dias

A viagem de partida da segunda edição da Missão Amazônia já tem data para ocorrer. No dia 08 de março, cerca de 30 estudantes e oito professores de seis escolas de Medicina embarcarão no navio hospital escola Abaré para visitarem comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tapajós. A expectativa é atender cerca de 2 mil pessoas durante os dez dias de viagem nas cidades de Belterra e Aveiro, no Pará. A iniciativa é da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali. Para 2023, já estão previstas outras três novas incursões na região.

Estudantes e professores prestarão atendimentos ginecológicos, pediátricos e saúde da família a pacientes que aguardam consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades paraenses e também levarão orientações aos moradores sobre ações básicas de prevenção e promoção da saúde. “Nosso objetivo é contribuir com atendimento médico de qualidade e gratuito a pessoas que aguardam por consultas nessa região do Pará. Além disso, vamos aliar ensino e prática humanizada a nossos estudantes”, destaca o prof. Dr. Rodrigo Nunes, coordenador do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e organizador da Missão Amazônia.

O professor explica que as principais patologias na região são: hipertensão, diabetes, anemia e saúde mental. “Quando fizemos a primeira viagem da Missão Amazônia, em agosto de 2022, verificamos que a maioria das doenças na região estão ligadas à alimentação e saúde mental. Os nossos atendimentos naquela ocasião foram destinados principalmente a mulheres, cerca de 60% dos pacientes, e em crianças de 0 a 4 anos. Quem passou em consulta e agora necessita de retorno será atendido”, complementa Nunes.

Antes de iniciarem os atendimentos in loco, os estudantes e professores passarão por momentos de formação na Universidade Federal do Oeste de Pará (UFOPA) e durante a viagem. Por meio de parcerias, a Inspirali garantiu todos os insumos médicos necessários para a realização da viagem, desde medicamentos básicos a instrumentos e equipamentos médicos que serão utilizados nas consultas. Todos os cuidados necessários para prevenção à Covid-19 serão rigorosamente respeitados durante a missão.

Os estudantes selecionados já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das instituições: Ages (BA), UniFG ( BA), UNISUL (SC), Universidade Anhembi Morumbi (SP) e FASEH (MG). As atividades durante a missão envolverão grupos de alunos oriundos da mesma instituição e também times formados por estudantes de instituições diferentes, a fim de proporcionar o máximo possível de troca de experiências e aprendizado. Na volta às suas cidades de origem, os alunos participarão de várias atividades para transmitir aos colegas os aprendizados resultantes do projeto.

“A Inspirali, como integrante do Ecossistema Ânima, possui o propósito de transformar o Brasil pela educação e a Missão Amazônia possui papel muito importante neste propósito. Levar saúde de qualidade ajudará a impactar os indicadores de saúde na região e dará suporte às equipes do SUS que atendem a população local”, afirma o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali.

Navio Hospital Escola Abaré

O barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades, e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Sobre a Inspirali

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.  


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464