21 de setembro de 2024

Atleta joinvilense faz parte do Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Ele está em São Paulo, onde irá realizar treinamentos para as próximas competições internacionais da equipe

O atleta João Padilha da equipe Cepe/WHIRLPOOL/Sesporte se apresenta em São Paulo para a segunda etapa de treinamento da seleção brasileira permanente de basquetebol em cadeira de rodas que está se preparando para participar das competições internacionais, como o Mundial em Dubai, o Parapanamericano, no Chile, e o Sul Americano, com sede ainda a definir. A preparação será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

“Para mim, estar em treinamento junto da seleção principal é um sonho se tornando realidade. Sempre treinei e almejei isso. Em 2017 disputei um Qualificatório e um Parapan com a seleção juvenil sub 21 e sub 23 e, em 2022, tive a oportunidade novamente de vestir a amarelinha junto da sub23 no Qualificatório do México e no mundial da Tailândia, mas nada se compara a seleção principal. Esse novo formato que a CBBC junto do CPB e da loterias Caixa de seleção permanente para o ano de 2023 oportunizou muitos jovens como eu que, no passado, talvez não teria espaço dentro da seleção. Isso se fez como forma de torna realidade juntando a juventude com a experiência”, conta João.

Padilha está entre os quinze atletas convocados para a seleção permanente da temporada 2023, sendo o único catarinense a ser convocado para o selecionado nacional. “Para mim, estar em treinamento junto da seleção principal é um sonho se tornando realidade. Sempre treinei e almejei isso. Em 2017 disputei um Qualificatório e um Parapan com a seleção juvenil sub 21 e sub 23 e, em 2022, tive a oportunidade novamente de vestir a amarelinha junto da sub23 no Qualificatório do México e no mundial da Tailândia, mas nada se compara a seleção principal.”

Como irá funcionar o treinamento

“Esse novo formato que a CBBC – Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas – junto do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro – e da loterias Caixa de seleção permanente para o ano de 2023 oportunizou muitos jovens como eu que, no passado, talvez não teria espaço dentro da seleção. Isso se fez como forma de tornar realidade, juntando a juventude com a experiência”, explica João.

Esse ano a seleção tem três competições: Mundial, o Sul-Americano e o Parapan. São 15 atletas em treinamento e, para cada competição, 12 serão selecionados. “A minha meta, claro, é ficar entre os 12 e ir para todas as competições. Mas meu objetivo principal aqui é aproveitar essa oportunidade que foi me dado e adquirir o máximo de conhecimento que eu puder, treinar muito e evoluir pra conquistar minha vaga e sempre encher cada vez mais a mala de experiências para levar pra casa”, finaliza.

Optimized by Optimole