22 de setembro de 2024

Estudantes criam espaços de estímulo nas ciências exatas para meninas

A estudante Luanna, do Colégio Marista Anjo da Guarda, agora parte para a graduação no exterior

Dia Internacional das Mulheres incentiva inclusão digital e igualdade na tecnologia

Nesse 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o tema é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, seguindo a Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Situação das Mulheres (CSW). 

A exemplo dos esforços das organizações internacionais, existem iniciativas como a da estudante Luanna Quinalha, que fundou um clube de programação e uma coluna semanal no jornal do Colégio Marista Anjo da Guarda sobre tecnologia, o GirlSTEM. O espaço serve de incentivo às meninas interessadas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, que em inglês formam a sigla STEM. A aluna sempre se interessou pelos temas quando estava na 1ª série do Ensino Médio, em 2020, viu a oportunidade de incentivar mais meninas como ela. “Quando criei a GirlSTEM, meu objetivo era mostrar para outras meninas, especialmente mais jovens, que áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são opções viáveis para elas. Gostaria muito de ter tido algo assim quando era menor, já que as histórias de grandes cientistas são tão frequentemente deixadas de lado nos livros”, pontua. A diretora do colégio, Danielle Barriquello, explica que viver a liberdade de escolhas na escola prevalece num currículo que tem o diálogo presente junto aos estudantes, dando potência, visibilidade e concretude às aprendizagens desejadas.

“A escola tem o dever de abrir portas e ajudar a trilhar caminhos cada vez mais inclusivos e dignos para todos.”

Agora Luanna está se preparando para embarcar para Nova York, onde começará a graduação em Física, no Barnard College of Columbia University. Mas fez questão de “passar o bastão” para que a coluna continuasse a ser publicada mensalmente (sempre na primeira segunda-feira do mês). “Escrever a coluna era uma honra e também muito divertido e me ajudou a conhecer muito mais sobre o trabalho de outras mulheres em STEM. A GirlSTEM foi essencial para manter minha motivação e minha sensação de comunidade com outras meninas e mulheres em áreas predominantemente masculinas. Pretendo continuar com iniciativas similares na universidade”. Quem assume a responsabilidade de trazer informações sobre a presença das meninas e mulheres nas STEM é a estudante Carina Dechandt, aluna da 2ª Série A do Ensino Médio.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

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