23 de setembro de 2024

CSD BR inova com plataforma de relacionamento entre bancos e empresas

Novo serviço permite receber diretamente de uma plataforma eletrônica a negociação firmada, pegar todas as assinaturas e enviar para o registro

A registradora de ativos CSD BR faz a primeira operação de “confirmation” do Brasil, ou seja, a formalização digital do processo de pós-negociação de operações financeiras. Trata-se de um contrato de NDF feito entre um banco e uma grande empresa de agronegócio. 

Com esse novo serviço, a CSD BR oferece uma vantagem mesmo frente ao exterior, já que não é preciso implantar sistemas de assinatura. O processo nasce e ocorre todo centralizado na registradora. “Como banco e empresa fazem tudo junto, há uma simetria benéfica para ambos. Se alguém precisar fazer uma auditoria, todos os documentos estarão no mesmo lugar”, diz Edivar Queiroz, presidente da CSD BR.

A “confirmation” esteve em desenvolvimento durante um ano e meio na registradora e, no momento, pode ser usada para operações de NDF e Swaps. “É um produto que inova ao otimizar o serviço, reduzir o risco e estreitar o relacionamento das partes interessadas em qualquer operação financeira”, completa Edivar.

“A utilização da Confirmation trouxe agilidade e ganho de produtividade em nosso processo de pós-negociação” – Nathan Freire – Diretor de Tesouraria da Minerva Foods.

Em operação há dois anos, a CSD BR vem colecionando bons resultados. Neste breve período, conquistou 12,4% do mercado de swaps do Brasil, enquanto o volume de ativos registrados pela empresa cresceu 1300% e atingiu cerca de R$ 210 bilhões. A tendência é que haja uma nova aceleração nos próximos meses, quando a CSD BR deve obter do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários as licenças para operações de liquidação e depósitos ativos. 

Por ora, a empresa segue com licença para operar ativos complexos e de menor liquidez, como CDBs, contratos a termo de moedas (NDFs) e swaps cambiais, além de apólices de seguro.

Optimized by Optimole