23 de setembro de 2024

Hoje é Dia: semana tem luta por igualdade de gênero e música clássica

Rio de Janeiro - Diversas entidades e grupos do movimento feminista participam da Marcha Mundial das Mulheres, pela igualdade de gêneros e combate à violência, no centro da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Confira as principais efemérides de 5 a 11 de março

Apreciar uma orquestra, lutar por direitos e cuidar da saúde. A semana entre os dias 5 e 11 de março têm datas para estas três ações.

Neste domingo (5) é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, um estilo musical que atravessa gerações e continua encantando muitas pessoas ao redor do mundo. A data é uma homenagem ao legado de Heitor Villa-Lobos e é celebrada desde 2009 no país. 

Já o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data é muito importante para reforçar a luta pela igualdade de gênero e direitos da população feminina. No ano passado, o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, destacou que, apesar da data, as mulheres ainda têm muitos desafios para chegar à equidade e paridade.

A data é de intensa mobilização social pelo mundo. No Brasil, atos da Marcha Mundial das Mulheres costumam ocorrer na maioria das capitais brasileiras. A EBC tem tradição na cobertura dos protestos. Bandeiras como o fim do feminicídio e a luta pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres voltam a cada 8 de março, como mostra.

O 10 de março é o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data serve para conscientizar que a falta de atividade física é um fator de risco para diversas doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes, e é importante incentivar a prática regular de exercícios físicos para uma vida mais saudável.

Músico, astronauta e império

No dia 6 de março, completam-se 10 anos da morte do músico paulista Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Chorão deixou um legado importante no rock nacional, com suas letras que abordavam temas como amor, sociedade e crítica política.

Já no dia 8 de março, completam-se 215 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro. Foi um importante capítulo da história do Brasil e abriu as portas para a Independência do país (que ocorreria 14 anos depois). O Na Trilha da História falou sobre a data em 2018.

Optimized by Optimole