Mulheres já são 37% da força de trabalho da ID Logistics Brasil
Somente no último ano, o índice de crescimento de colaboradoras foi de 15% na ID Logistics Brasil, nos setores operacional e administrativo. Em depoimentos, posicionadas na mais variadas funções, elas contam como é trabalhar no setor logístico
A ID Logistics Brasil, multinacional de logística pertencente ao Grupo ID Logistics, tem em seu quadro de colaboradores 37% de presença feminina. Ao todo, são mais de 2 mil colaboradoras que atuam na empresa. Na operação da Diageo, inaugurada recentemente, que compreende o maior centro de distribuição do país da líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, esse percentual é de 51%.
Tamires Superbi Barbosa, Controladora de Estoque, desde 2022 Na ID Logistics Brasil
« Como controladora de estoque e operando uma empilhadeira, uma máquina muitas vezes conduzidas apenas por homens, foi desafiador e até me emociona quando penso nisso. Eu quebrei os padrões, venci uma etapa da minha vida. Pensei inicialmente que não ia conseguir e hoje sou elogiada pelas minhas entregas. Já havia trabalhado com logística antes, no entanto como controladora é a primeira vez e estou muito feliz com isso. »
A ID Logistics Brasil tem em sua estratégica ser uma empresa transformadora, inclusiva e solidária, sendo a porta de entrada de mulheres na logística. «Naturalmente, provoca um ambiente mais equitativo e com espaço para as mulheres ganharem destaque. Isso inclui igualdade salarial, jornadas flexíveis, cargos de liderança femininos e apoio para desenvolverem sua carreira, atingindo todo o seu potencial», afirma Maristella Coutinho, Gerente Nacional de Recursos Humanos da ID Logistics Brasil.
Maria da Conceição, Líder de Operações, desde 2017 na ID Logistics Brasil
« Trabalhar na logística é um desafio, é um mundo cheio de novidades diárias com processos, demandas e pessoas. Na posição de liderança, tenho aprendido que preciso acessar cada um de forma individual, levando em consideração o perfil e a personalidade dos colaboradores para cuidar deles da melhor maneira. Ser mulher e liderar essa equipe é um orgulho e um aprendizado sem igual. Tenho sentido que posso fazer mais todos os dias e mostrar o meu valor, o valor da mulher no mercado de trabalho. A minha busca em crescer na ID Logistics Brasil, desde que comecei como auxiliar, é pela minha família, hoje vejo o orgulho da minha mãe na pessoa e profissional que tenho me tornado. »
A presença feminina na ID Logistics Brasil tem sido alavancada ano a ano. Dentre os processos seletivos e recrutamento, em diversas posições, busca-se mulheres que tenham o desejo de vivenciar e explorar o setor logístico. No último ano, ampliamos cerca de 15% deste público em diversas áreas e funções, além de termos incrementado a representatividade desta em posições altamente estratégicas e de liderança que impulsionam o negócio. “A valorização da mulher em nossa organização se dá no dia a dia com voz ativa e efetiva. O respeito na tratativa é notório em todos os níveis.”, complementa Maristella.
A operadora logística oferece ao público feminino oportunidades em todas as verticais, departamentos e níveis hierárquicos. Atualmente, as mulheres ocupam diversas funções tanto operacionais como administrativas dentre os departamentos de qualidade, gestão de estoque, planejamento, projetos, comercial, controladoria, entre outras.
Segundo Cristiane Leite Gomes, Gerente Jurídica, Compliance e Seguros da ID Logistics Brasil, a multinacional trabalha firmemente no processo de inclusão. Contrata pessoas capazes de exercerem as atividades independentemente de gênero, raça, religião ou orientação sexual. «Todos os dias reforçamos com o time nosso compromisso de uma empresa verdadeiramente ética e diversa. Com diversidade e pluralidade de pensamentos e vivências, nos fortalecemos. Sempre falo que pessoas com as mesmas características sempre trarão as mesmas ideias e soluções, é a diversidade que revoluciona o ambiente de trabalho».
A base salarial não tem distinção entre raça, etnia, opção sexual, religião, entre outros. Os valores são equiparados entre todos os postos.
Thaina Martins de Oliveira, Conferente, desde 2022 na ID Logistics Brasil
‘Trabalhar como conferente na logística tem sido uma experiencia nova, estou procurando manter a mente aberta para novos aprendizados. Tenho o objetivo de crescer ainda mais na companhia, minha busca é em ser uma supervisora de operações e poder ter minha estabilidade financeira e profissional.’
Neli Maria de Oliveira, Conferente. Desde 2021 na ID Logistics Brasil
‘Tenho me sentido realizada em fazer parte do processo de conferência, fui promovida para a filial atual e tenho me identificado com o processo. Desde então, tenho superado meus desafios, tenho um bom relacionamento com todos e sou muito entregue às minhas demandas e trabalho. Tenho o objetivo de um dia fazer parte do Recursos Humanos, me vejo cuidando das pessoas.’
No universo da ID Logistics, as mulheres tem autonomia e são também protagonistas, a determinação, o cuidado e a agilidade que possuem vão de encontro exatamente com a dinâmica requerida do negócio.
Caroline Apezzatto, Diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios, R&D e Comunicação, há mais de 8 anos na ID Logistics Brasil, ressalva ainda que como liderar é cuidar, na sua visão as mulheres estão em posição de vantagem nesse quesito. >> É gratificante para mim apoiar iniciativas da categoria dentro da companhia, além de atrair e desenvolver talentos femininos, incentivando e convivendo com mulheres que inspiram a todos por suas trajetórias, persistência, desafios e conquistas. Ainda não somos a maioria, mas uma apoiando a outra juntas vamos quebrando as barreiras e os paradigmas dentro do nosso setor, tradicionalmente masculino.