Intermodal 2023 bate recorde de público no São Paulo Expo
Edição de 2024 já tem data. Será de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista
A 27ª edição da Intermodal South America foi considerada por muitos expositores como o start do ano para o setor. Com corredores lotados durante os três dias, o evento bateu recorde de visitação em relação às edições anteriores, e foi considerada a maior na história do evento. Foram mais de 40 mil visitantes que passaram pelo pavilhão de exposições do São Paulo Expo para acompanhar as novidades e tendências de mercado da cadeia logística, de suprimentos e de cargas. O encontro aconteceu no São Paulo Expo e reuniu 500 marcas expositoras de diversos países.
Com enorme potencial, o setor logístico provou seu valor durante a pandemia, quando, com resiliência, superou desafios e garantiu o abastecimento mundial. Passada a crise sanitária, o mercado apresenta tendência de crescimento frente às diversas possibilidades de operação e inovação. Automação, inteligência artificial e monitoramento de dados são algumas das tecnologias que devem ajudar a impulsionar o setor.
Durante a edição de 2023 da Intermodal South America, painelistas de vários países apresentaram cases, estudos e soluções para a cadeia logística mundial. Temas como tecnologia, sustentabilidade, transição energética e infraestrutura compuseram a grade de palestras do Interlog Summit. Foram três dias de muito conteúdo, networking e prospecção de negócios.
“Prevíamos que esta seria a maior e melhor Intermodal de todos os tempos e isto ocorreu. Tivemos um grupo de empresas expositoras representantes de todo o ecossistema da logística, integradas em um ambiente de intenso networking. Foram três dias de evento, mas que reverberam pelos próximos anos em novos negócios e parcerias”, comentou o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal, Hermano Pinto Jr., que acrescenta: “a edição de 2023 é um verdadeiro divisor de águas para nós e coincide com um momento de grande efervescência de toda a cadeia de suprimentos, produção e distribuição de todos os setores da economia. Agora, temos o desafio de entregar um evento ainda melhor no ano que vem”.
Mercado analisa cenários e define tendências para o setor logístico
Uma palestra magna marcou o terceiro e último dia do Interlog Summit, área dedicada a painéis e debates do setor logístico. Bart De Muynck, Chief Industry Officer da Project 44, empresa especializada em projetos e consultoria de tecnologia para empresas de supply chain, falou sobre como melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos através da tecnologia. O painel foi comandado por Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog).
O palestrante ressaltou que o mundo e a cadeia logística sofreram diversas mudanças por conta da pandemia e que esse fato impactou o setor a longo prazo. “Sempre me perguntam quando voltaremos ao normal e minha reflexão é que essa esperada estabilidade não irá acontecer. Isso porque estamos diariamente expostos a conflitos geopolíticos, problemas socioeconômicos, desastres naturais, doenças, entre outros. É preciso nos adaptarmos, e a tecnologia é uma aliada para isso”, explica.
O especialista apontou a necessidade de inovação para aprimorar o segmento por meio do uso de recursos como inteligência artificial, machine learning, automação, IoT, Big Data, entre outros, porém, de acordo com Bart, os dados são os insumos mais valiosos das empresas que querem melhorar o desempenho da cadeia de supply chain. “Os dados são a chave do sucesso, é por intermédio de minuciosas análises que conseguimos obter respostas que nos ajudem na tomada de decisão. Os dados recebidos e monitorados em tempo real são ainda mais importantes”.
Para o futuro, o palestrante aponta a necessidade dos CEOs direcionarem a atenção para sustentabilidade, aquisição de novos talentos digitais e o uso combinado de diferentes tecnologias. “O maior desafio é mudar, é a prática disruptiva. O foco em sustentabilidade e tecnologia deve estar na agenda de todos os gestores do mundo, especialmente do Brasil, que ainda precisa investir mais. Meu conselho para essa transformação é: comece pelo tratamento e análise de dados, esse é o passo mais importante”, enfatiza.
O Interlog Summit trouxe ainda outros debates, como “Comércio Internacional na Pós-Pandemia: As Percepções dos Operadores Logísticos em Relação às Mudanças nas Cadeias de Produção”, com a participação de Demir Lourenço, diretor-executivo do TECON Salvador e Centro Logístico da Wilson Sons; Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado e Marcella Cunha, diretora executiva da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos). O encerramento ficou por conta de um encontro especial que discutiu a inovação no transporte internacional de cargas. O painel contou com a presença do Prof. Dr. Rodrigo Vieira dos Santos, coordenador do Centro de Conectividade – SENAI-SP e de Nelson Oliveira Jr, superintendente de TI do Santos Port Authority.
XXVI Conferência Nacional de Logística
A XXVI Conferência Nacional de Logística, promovida pela Abralog, apresentou cases de sucesso: Alexandre Westphalen, diretor geral de logística, do Grupo Pão de Açúcar, explanou sobre a reestruturação da malha logística e abastecimento das lojas. Cristiano Passarelli, diretor de supply chain – delivery da Leroy Merlin palestrou sobre a Jornada Omnicanalidade no segmento de materiais de construção. Finalmente, Toni Trajano, CEO da Soluciona Logística e Marcelo Lopes Menezes, diretor de logística da Pernambucanas, participaram do case Neocubo, sobre Logística Phygital: Compartilhamento de Rotas.
Discussões importantes para o desenvolvimento dos negócios também foram estabelecidas durante a conferência. Para tratar sobre como aumentar a produtividade e gestão em centros de distribuição com o uso da tecnologia, o evento recebeu Gustavo Barbosa, Diretor Comercial da Luft Logistics.
Explanando sobre logística 4.0: a automação como grande aliada da omnicanalidade, o evento recebeu Michael Pontes, diretor geral da INVENT Smart Intralogistics Solutions e Artur Silva, gerente de logística do Grupo Multi. E para palestrar sobre a importância do RH como diferencial na gestão estratégica nas empresas de logística, os participantes contaram com a palestra de Catia Horsts, co-fundadora e CEO da Rhopen Soluções com Pessoas.
O encerramento da Conferência deu-se com o “Encontro de Líderes – Macro Tendências Logísticas: Inovação, Tecnologia e Omnicanalidade”, que contou com a abertura de Leandro Bassoi, COO conselheiro do Madeira Madeira, que apresentou os macrotemas do debate: digitalização, inovação e tecnologia, e-commerce e omnicanalidade, burocracia na logística, práticas ESG e gestão de pessoas.
Para estimular os comentários, o moderador, Pedro Moreira, presidente da Abralog, abriu as discussões questionando sobre o nível de maturidade e os desafios das empresas sobre o tema tecnologia. Kelly Carvalho, economista e assessora técnica do Comitê de Logística da Fecomecio-SP, lembrou do crescimento do e-commerce na pandemia. “Segundo dados da Fecomercio-SP, em 2022, as empresas registraram 36% de alta no faturamento e a previsão ainda é de crescimento”, afirmou.
Angela Ghiller, diretora de produtos de logística da TOTVS, comentou sobre a pesquisa da empresa, realizada em 2022, com 750 empresas com faturamento acima de R $200 milhões. O tema foi maturidade digital e os resultados mostraram que há tendência para investimentos em dispositivos móveis, integração digital e produtos, uma vez que a digitalização ainda é baixa no segmento logístico.
Fernando Gasparini, diretor executivo de supply chain da VIA, acredita que as empresas estão se preparando cada vez mais para ingressarem no mundo digital, “visando, além do apoio às vendas, a melhoria da jornada da compra por parte do cliente”, Leandro Bassoi falou sobre a busca da maturidade do e-commerce passado o boom da pandemia e da possibilidade de que e-commerce chegue em breve a representar 25% do varejo.
O debate avançou para as questões ESG, que discute não apenas a questão ambiental, mas principalmente a social.
Pedro Moreira, presidente da Abralog, explicou que a Conferência Nacional de Logística, realizada durante a Intermodal pela entidade, é o braço de conteúdo do evento e foi também a maior já ocorrida ante as 25 edições do encontro, neste ano ganhando a companhia do 1º Congresso Intermodal, formando com a CNL o Interlog Summit, que teve mais de 100 palestrantes, e que, daqui para frente, vai se responsabilizar pelo conteúdo logístico da Intermodal. “Nós da Abralog estamos convictos de que a entidade é, hoje, a mais eclética disseminadora da logística no Brasil, um ecossistema completo, com atores de todos os setores da economia que se valem da logística”, completa Moreira.
Sobre a Intermodal 2023, Moreira considerou que esta foi a maior de todas as edições da mostra. “Uma oportunidade única de ver, ao vivo, soluções em equipamentos e serviços para todos os modais. Nenhum outro evento é tão completo, nenhum reúne toda a cadeia de suprimentos”, avaliou.
Aprendizado e diversão atraíram o público presente
Entre as mais de 500 marcas que ocuparam o pavilhão do São Paulo Expo, alguns estandes apostaram em proporcionar aos visitantes uma experiência lúdica com a realidade virtual, por meio dos óculos 3D. A Brink’s ofereceu aos visitantes conhecerem um terminal de cargas e escolher qual o modal ideal para entrega de diferentes produtos.
A Cobli levou um simulador de volante com sua solução de videotelemetria (Cobli Cam) – tecnologia composta por câmeras com inteligência artificial embarcada que filma tanto a cabine do veículo quanto a via. A inovação faz reconhecimento facial e identifica automaticamente quando o motorista se distrai com o uso do celular, emitindo um alerta sonoro em tempo real para o condutor voltar a atenção para a via. O visitante, posteriormente, visualiza a gravação de sua distração ao volante e é alertado dos perigos que o cercam no trânsito.
Quem também usou desse artifício tecnológico da realidade virtual para um tour 360 graus pelas empresas do grupo foi a Cesari. O diretor de negócios do Grupo Cesari, Giovanni Borlenghi, defendeu, com satisfação, a participação da empresa na 27a Intermodal. “A Intermodal deste ano superou as expectativas. Tivemos mais de 1.500 visitantes em nosso estande, durante os três dias de feira, e percebemos um público com perfil mais comercial. Foi uma oportunidade também de conhecer clientes que ainda não havíamos encontrado presencialmente, devido aos anos de pandemia, e de apresentar as novas empresas do grupo”, disse. Hoje, a Cesari conta com 10 soluções em logística no setor.
Outra atração que chamou atenção do público nesta edição foi a Unidade Móvel de Treinamento da CNT/ SEST SENAT / ITL. O simulador de segurança no trânsito possibilitou que os visitantes vivenciassem, na prática, a direção defensiva nas estradas. O simulador permite vivenciar situações de risco e saber como evitá-las. “O treinamento com o simulador é benéfico tanto para motoristas, como para as empresas de logística porque, para o primeiro, permite o aprimoramento da sua destreza ao dirigir e, para o segundo, viabiliza diminuir situações de risco para seus ativos e para o meio ambiente”, comentou Paula Holanda, da comunicação do CNT/ SEST SENAT / ITL.
Parceria de sucesso
Uma parceria entre a Excelsior e a Hyster foi concretizada durante a 27ª Intermodal South America. A empresa, especializada em transporte de materiais siderúrgicos, recebeu durante o evento as chaves de sua nova aquisição: uma empilhadeira H25XD-12 da Hyster. A nova máquina será usada para a suspensão de boninas de 17 a 25 toneladas.
O diretor de vendas e distribuição de Big Trucks da Hyster, Hélio Siqueira, reforçou a importância da simbologia da feira para a entrega do equipamento. “A Intermodal é um evento muito importante para o setor e estamos felizes de retornarmos após a pandemia. É um espaço de muita prospecção e networking, que nos traz muitos projetos posteriores”, explica.
Negócios e intensa visitação superam as expectativas
“A Intermodal 2023 foi um grande sucesso, uma feira muito bem qualificada com expositores relevantes do setor logístico e comércio exterior, toda a cadeia presente, e um público altamente qualificado”, comentou o diretor comercial e de marketing da Tópico, Sérgio Gallucci. Na visão dele, o evento tem um objetivo muito claro para a Tópico que é manter aquecida a cadeia de relacionamento, expandir o networking, buscar novos negócios e clientes e aquecer as que já estão dentro do pipeline da empresa. “E isso só reforça a importância do contato presencial, apesar de todas as evoluções que tivemos no modelo virtual. Além disso, também tivemos a oportunidade de expor o lançamento do PLIM – Programa de Lona de Impacto Menor, no qual reforçamos o nosso comprometimento com o meio ambiente, economia circular e deixamos cada vez mais claro o nosso produto como naturalmente sustentável pelo seu potencial de reúso e reciclagem”, avaliou.
Estreando na Intermodal, os executivos da Aerotech foram surpreendidos pela intensa visitação. “Reforçamos os laços com nossos clientes e apresentamos as nossas soluções e tecnologias para diversas empresas e gestores públicos interessados em melhorar a performance em portos e aeroportos. A Intermodal proporciona uma conversão de novos negócios muito alta, tanto que saímos da feira já com uma agenda fechada de reuniões que devem se concretizar já nas próximas semanas”, comentou o Manuel Santamaria, gerente de negócios da Aerotech do Brasil
Um dos principais representantes do setor de logística aeroportuária, Viracopos Cargo, também comentou acerca de expressivos resultados na Intermodal South America. Marina Trevisan Rossi Giffu, commercial cargo manager do Viracopos Cargo, disse que em nenhuma edição anterior ela acompanhou uma demanda tão intensa de visitantes a fim de iniciar negociações com a empresa já no evento. “A visitação praticamente triplicou em comparação com a edição passada e, pela primeira vez, esses visitantes já estão saindo do estande com negociações encaminhadas”, afirmou. Segundo ela, o atendimento foi intenso nos três dias da feira com público interessado em conhecer as soluções da empresa e efetivar negócios”, contou.
Outro executivo que festejou os resultados da Intermodal 2023 foi Leandro José Pacheco, gerente regional de marketing da Cordstrap, empresa holandesa presente em 50 países. Segundo ele, a empresa fechou negócios na feira que nunca tinham conseguido em edições anteriores. “Na área de inovação, a Cordstrap trouxe uma catraca à bateria elétrica (CBT 50), lançada há um ano no Brasil, que nos possibilitou fechar pedidos. Em um ano, costumamos vender quatro catracas e essa mesma quantidade vendemos na Intermodal em dois dias de feira”, disse. A CBT 50 é usada para tensionar a cinta de contenção das cargas.
A CEO da Flowls, Anna Valle, avaliou a feira de forma muito positiva e disse que as empresas estão buscando soluções inovadoras para o tradicional mercado da logística, que não perde em oportunidades. “Nos três dias de feira, não paramos o atendimento e houve muito interesse em fechar negócios. Diante da apresentação de nossa solução, tivemos negócios fechados, embora não tenhamos os números ainda consolidados. O nosso ciclo de venda é a longo prazo, portanto não era objetivo fecharmos nada na feira, instantaneamente. Não consigo mencionar, de imediato, quantas propostas foram enviadas, mas sei que foram bastantes.”, disse a CEO.
Adalci Righi, founder da Logpyx, uma das startups presentes no Terminal Inovação, pela primeira vez na Intermodal, comentou que a participação da empresa permitiu encontrar clientes e prospectar novos leads. “Nosso público-alvo é a indústria, por esse motivo, não fechamos vendas em tempo recorde, mas foram feitos contatos promissores, que devem nos trazer bons resultados nos próximos três a quatro meses”.
O diretor de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da BYD do Brasil, Adalberto Maluf, disse que a participação na Intermodal 2023 foi extremamente importante para demonstrar as áreas de atuação da empresa no Brasil. “Apresentamos nossa solução completa em geração e armazenamento de energia limpa, mobilidade elétrica e logística verde aos visitantes. Vale dizer que, tão importante quanto o contato com o público, acima do fechamento de negócios, foi conseguirmos mostrar que a BYD é líder global em segmentos fundamentais como eletrônica, automobilística, energia limpa e trânsito ferroviário. Além disso, somos pioneiros em alcançar um ecossistema de energia solar, armazenamento de energia confiável e transporte eletrificado de emissão zero”, afirmou.
O Grupo IBL esteve presente em mais uma edição da Intermodal e, além de estreitar o relacionamento com atuais clientes, a companhia assegurou a prospecção de novos leads e novos negócios. Centenas de pessoas visitaram o estande durante o período do evento. O Grupo IBL exibiu, na área externa da feira, um exemplo de estrutura para armazenagem e transportes, no segmento de valores (materiais preciosos), o caminhão blindado. A exemplo do veículo Cofre Thor, ele é resistente à explosão e certificado pela Organização dos Estados Americanos. Na ocasião, a empresa também anunciou oficialmente a sua expansão para o mercado internacional. “A expectativa é de crescer 50%, em 2023, com a atuação neste novo ramo. A IBL Logística avalia a participação na feira de forma muito positiva. A Intermodal atendeu muito bem nossas expectativas, proporcionando contato com novas empresas do segmento, trocas de informação e fortalecimento do relacionamento com nossa carteira de clientes”, disse o CEO do Grupo IBL, Jonatas Spina Borlenghi.
A especialista em transporte rodoviário aduaneiro, West Cargo, marcou forte presença na edição de 2023 da Intermodal. Com movimentação frequente em seu estande, a marca revela ter acumulado bons relacionamentos durante a feira. “Acreditamos que a Intermodal é um portal que marca o ano do setor e impulsiona o crescimento. Estamos muito otimistas depois das experiências que tivemos por aqui”, destaca Luigi Rosolen, marketing da empresa.