Casa do Zezinho completa 29 anos e celebra conquistas da Organização
ONG já atendeu cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens e comemora seu crescimento e conquistas
No dia 6 de março, a ONG Casa do Zezinho, que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em São Paulo, irá promover uma festa em comemoração ao aniversário de 29 anos da instituição. O evento, que tem como objetivo celebrar o crescimento e as conquistas da ONG nessas quase três décadas, será dedicado aos Zezinhos e Zezinhas (nome carinhoso dado às crianças da organização) e terá um grande bolo para cantarem o tradicional “Parabéns a Você”.
A Casa do Zezinho foi fundada em 1994, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, pela educadora Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag. Durante seus 29 anos de atuação, a Casa já atendeu aproximadamente 30 mil jovens e realiza cerca de 10 a 12 projetos/oficinas por ano, que potencializam os Programas principais: o Aprender Brincando e o Programa Educação de Jovens para o Século XXI.
A fundadora iniciou o projeto com sete crianças em uma casa que adquiriu para morar. Hoje, já atende 1.200 jovens em um espaço de 4.200m² de área construída com ambiente de aprendizagem, piscina, refeitório, quadra coberta, cozinha para oficina de gastronomia, laboratórios de informática, sala gamer, ateliers para oficinas de mosaico, cerâmica e artes, entre outras instalações.
“Recebemos o apoio de muitos amigos, parceiros e empresas ao longo desses anos, que foram essenciais para o crescimento da Casa do Zezinho. Temos diversos modelos de parceria, doações únicas e mensais, toda doação faz a diferença na Casa”, explica Tia Dag.
Os Zezinhos matriculados têm acesso a oficinas de educação, idiomas, gastronomia, artesanato, programação, mundo gamer, cultura e desenvolvimento pessoal e experimentam uma tecnologia social própria e inovadora, a Pedagogia do Arco-íris, desenvolvida pela Tia Dag.
Apesar das conquistas desses 29 anos, a fundadora conta que ainda há muito o que fazer: “Quero crescer mais a Casa, aumentar o número de Zezinhos e Zezinhas atendidos e continuar oferecendo educação de qualidade para todos. A sensação é a de que sempre é possível fazer muito mais para as crianças e jovens. Então, se batermos uma meta, já vamos atrás de mais oportunidades”, afirma.
Para a fundadora, celebrar mais um ano de existência da Casa é muito gratificante, pois, além de acolher, é um espaço para a educação e realização de sonhos de muitas pessoas. “Comemorar mais um aniversário é motivo de muita alegria! Claro, após muitas batalhas, muitas lutas, o mais importante é saber que todos que passaram por aqui são felizes pela possibilidade que têm de se desenvolver, de abraçar oportunidades de emprego e de realizar sonhos. Isso pra mim é maravilhoso”. E completa: “Eu, que estou na área social desde os 14 anos, vejo constantemente a criança descobrindo o mundo, aprendendo a ler, escrever, o jovem se desenvolvendo… E tudo isso não tem preço”.
Sobre a Casa do Zezinho:
A Casa do Zezinho é uma organização sem fins lucrativos que atende 1.200 crianças, adolescentes e jovens. Oferece acesso gratuito a bilinguismo, gastronomia, programação, audiovisual, artes, esportes e alimentação de qualidade. Estas oportunidades farão com que os atendidos rompam as barreiras da exclusão e sejam protagonistas para a construção de uma sociedade mais justa. Fundada em 1994, por Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag, a ONG fica localizada no Capão Redondo, zona sul de São Paulo.