Bruna Griphao é acusada de racismo ao usar o termo ‘urubu de luto’
Durante a última festa do Big Brother Brasil, Bruna Griphao usou o termo “urubu de luto” para se referir ao participante Fred Nicácio, o que foi apontado como racismo pelos internautas. Após a repercussão, a equipe da artista de pronunciou rebatendo as acusações.
“Nessa madrugada um vídeo tirado de contexto com uma fala da Bruna trazendo o termo “urubu de luto” viralizou. No trecho em voga, Bruna fala sobre Fred Nicácio reagir de forma exagerada, como ela mesma cita, na situação da Tina. A pauta inicial do diálogo dela com a Sarah trazia a tona a relação do Fred Nicácio com a Tina. Em dado momento Bruna destacou a reação dele na saída de Tina, como algo que a havia incomodado”, iniciou o comunicado publicado no Instagram.
“Urubus “rondam tragédias”, mas apenas para comer as carcaças. Quando Bruna usa o termo urubu de luto para Fred, ela enfatiza que ele parece se importar com as situações, eliminações e vitórias, mas tudo sempre para tirar proveito para si. Bruna exemplifica o termo contando uma das atitudes do Fred, que ao seu ver parecia que ele queria tornar aquilo mais uma vez ser sobre ele”, completou.
“Ao ver a fala completa, é possível compreender que nitidamente Bruna fala sobre a atitude do Fred, que ronda as diversas situações e não sobre a sua cor, como se têm dito. Em outro momento, Bruna já havia falado que Fred tinha “sugado o luto” dela e o da Paula, na saída do Gabriel”, acrescentou.
“É extremamente irresponsável divulgar trechos que espalhem uma fala fora de contexto em plena era de tantas fake news. Durante toda a madrugada e manhã fomos bombardeados com diversos comentários que imputam o crime de racismo à Bruna. Repudiamos qualquer atitude racista e iremos tomar todas as medidas cabíveis aos que a estão caluniando”, finalizou.