4 dicas inspiradas no BBB 23 para aumentar as vendas no e-commerce com cupons de desconto

Especialista traz dicas inspiradas no reality para alavancar vendas usando cupons de forma mais assertiva
 

O sucesso do Big Brother Brasil não é novidade para ninguém. Grandes empresas como McDonald’s, Seara e Carrefour têm investido milhões para estarem presentes no programa, pagando cotas de participação que chegam a R$ 105 milhões. Uma das estratégias certeiras do programa para vender mais tem sido a utilização de cupons de desconto, que aparecem na tela em momentos transmitidos ao vivo, com validade determinada.
 Estreando a edição 23 com 34 empresas confirmadas para aparecer até o seu encerramento, em abril, esta foi a 1ª vez em que o reality começou com todos os seus espaços comerciais vendidos. As marcas apostam no alto engajamento do reality para promover ofertas em tempo real, resultando no aumento de vendas instantâneo e na fidelização dos consumidores.

Para Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, a estratégia é certeira. “Assim como no BBB, no e-commerce não é diferente, a estratégia de cupons de desconto tem sido responsável por grande parte do faturamento do setor. A oportunidade de pagar menos num produto é um poderoso atrativo aos consumidores, além de garantir a visibilidade e despertar interesse. Aproveitando o sucesso do BBB, existem algumas lições valiosas que o programa pode levantar a respeito de estratégias para alavancar resultados em vendas”, acredita.

Pensando nisso, o especialista elencou quatro estratégias voltadas ao uso de cupons de desconto, que são utilizadas no BBB, e que podem também ser aplicadas no e-commerce e ampliar o faturamento no comércio online. Confira:
 

1.Ofereça cupons atrativos

Dias aponta que, como no BBB, as marcas devem investir em ofertas realmente atrativas, já que é uma condição decisiva no momento de escolha dos consumidores e ajuda a atrair e fidelizar novos clientes. Mas não é qualquer desconto; promoções desinteressantes podem ser rejeitadas pelo público. “Alguns exemplos são cupons de descontos válidos na primeira compra, em datas sazonais, datas comemorativas até mesmo aniversários. Essas ofertas atraem o interesse do consumidor e levam ao ato da compra desde que sejam, de fato, vantajosas”, afirma o executivo.

2.Crie urgência

Deixe sempre claro que a promoção oferecida é por tempo limitado. A sensação de urgência ajuda a marca a não se perder entre outras ofertas, e delimitar prazo para compras incentiva o consumidor a tomar uma decisão o quanto antes. Na casa mais vigiada do Brasil, por exemplo, há diversas empresas fazendo publicidade durante as transmissões ao vivo. O ideal é que o cupom não seja “apenas mais um”.


3. Disponibilize cupons de desconto como prêmios
 Uma das estratégias utilizadas no BBB é oferecer aos participantes prêmios por suas realizações, como imunidades e vantagens em desafios. Para a aplicação deste modelo no e-commerce, é possível oferecer cupons de desconto como prêmios em sorteios e concursos. A estratégia pode aumentar o engajamento dos clientes com a marca e incentivar a participação em outras promoções futuras.
 

4. Use mais de um canal

Com forte presença nas redes sociais, como Twitter, Telegram e Instagram, o BBB por muitas vezes consegue criar conversas que transpassam a mídia televisiva. Isso também se aplica ao momento em que oferecem cupons, onde as divulgações ocorrem em mais de um canal, atraindo um maior público. O e-commerce pode seguir o mesmo padrão, realizando campanhas de descontos multicanais, por meio das redes sociais, e-mails marketing, pop ups no site, parcerias com influenciadores digitais, entre outros.

Em qualquer uma das estratégias citadas acima, é interessante que os lojistas se previnam do abandono de carrinho — 85% dos consumidores desistem das compras na etapa final, segundo dados da Opinion Box. Nesse caso, para evitar que isso ocorra, é interessante enviar e-mails para lembrar o visitante que a compra ficou pendente e até oferecer descontos nos produtos selecionados. “O lojista pode estipular um prazo para o cupom e até mesmo uma condição adicional para estimular o retorno ao site e a finalização da compra”, sugere Dias.


 Sobre a Nexaas

Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.


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