Crianças de 7 e 8 anos incentivaram e conscientizaram adultos sobre a importância do ato
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) fez uma homenagem aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, como forma de agradecimento pela participação no projeto “Doador do Futuro”, onde os desenhos das crianças fizeram parte da composição do calendário da instituição.
A iniciativa veio do Projeto de Intervenção Social (PIS) “Pequenos Cientistas”, que em 2022, mobilizou a turma em busca de conhecimento sobre cientistas, suas pesquisas e realizações. Durante as investigações, as crianças, que têm entre 7 e 8 anos, se interessaram pelo sistema circulatório do corpo humano e como a doação de sangue pode ajudar diversas pessoas de uma só vez. Para a professora de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Ana Paula Fernandes Rosa J. Lima, a ação mostrou protagonismo e sensibilidade por parte dos estudantes. “Eles foram movidos pela curiosidade e pela vontade em aprender e chegaram a ações práticas e solidárias muito significativas”, celebra.
Mão na massa
Além de aprender e pesquisar, o objetivo do PIS é promover uma ação prática de intervenção na comunidade. Por isso, os estudantes realizaram uma campanha de conscientização e estímulo à doação de sangue para pais, familiares, amigos e conhecidos. Muitos voluntários foram mobilizados e contribuíram para a manutenção do estoque de sangue do Hemepar.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), unidade da Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.