Revezamento Volta à Ilha 2023 está confirmado para 1° de abril, em Florianópolis

Maior corrida de revezamento em extensão da América Latina, com 140 km, reúne mais de 350 equipes de todas as regiões do Brasil

Uma das corridas de revezamento mais tradicionais do calendário de corridas do Brasil está confirmada para 2023. O Revezamento Volta à Ilha será realizado no dia 1° de abril, em Florianópolis. A 26ª edição tem mais de 350 equipes garantidas com atletas de todas as regiões do país. O objetivo de todas elas é um só: superar os 140 km do percurso que contorna toda a Ilha da Magia. 

As equipes são divididas em diferentes categorias. As categorias de elite, para times de desempenho, têm até 8 integrantes. As veteranas são divididas por faixa etária e as de participação podem ter até 12 atletas. Além delas, há também as categorias para duplas. A Eco Floripa Eventos Esportivos, organizadora da prova, ainda recebe inscrições de equipes até o dia 15 de março através do e-mail ecofloripa@ecofloripa.com. As categorias mais procuradas já esgotaram o limite técnico de inscrições. 

Na edição deste ano, o Revezamento Volta à Ilha tomou a iniciativa de unir atletas sem equipes com times que buscam integrantes. Foi disponibilizada no site da prova – www.ecofloripa.com.br/voltailha – uma lista com corredores disponíveis, que se cadastram previamente, também com o pedido pelo e-mail. 

“Ao longo das últimas edições percebemos a procura de atletas com muito desejo de participar do Revezamento Volta à Ilha. No entanto, nem todos conseguem formar uma equipe inteira, por diferentes motivos. Por outro lado, há algumas equipes que têm dificuldade em definir todos seus integrantes. Dessa forma, surgiu a ideia de tentar oportunizar que esses atletas sejam encontrados por quem precisa”, explica Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha. 

A volta na Ilha completa

O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. A prova começa a partir das 4h15min de 1° de abril, com as primeiras largadas no Trapiche da Beira-Mar Norte. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto. Da Beira-Mar, os grupos partem no sentido Norte da Ilha. 

As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Da Ponta das Canas, na extremidade Norte da Ilha da Magia, as equipes correm no sentido Sul até alcançarem o Pântano do Sul e iniciarem o retorno à Beira-Mar Norte, passando pela Costeira do Pirajubaé. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldades igualmente variados. O maior e o mais temido é compreendido entre a Praia dos Açores até a Tapera, passando pelo temido Morro do Sertão e o marcante Ribeirão da Ilha. 

As equipes são divididas em 11 categorias de equipes. Com oito atletas cada estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45, Veterana 50 e Veterana 60. As duplas são divididas em três: Masculina, Feminina e Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus. 

Sobre a Eco Floripa

A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 28 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. 

Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464