Motociclista: esteja atento aos documentos obrigatórios

A lei de trânsito exige alguns documentos indispensáveis para comprovar a regularidade da moto e se o condutor está habilitado a conduzi-la. Saiba quais são

Fevereiro é o mês da campanha de conscientização do motociclista, definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). As vendas de motocicletas no Brasil saltaram 17,71% no ano passado, em relação a 2021. Foram mais de um milhão e duzentas mil motos vendidas em 2022, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o que significa que são mais motociclistas circulando pelas vias das cidades.

Para zelar pela segurança e bem estar de todos no trânsito, a Zapay, startup de tecnologia e pagamentos focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, reuniu algumas informações para que os motociclistas andem sempre com a documentação em dia e de acordo com as exigências da fiscalização de trânsito, a fim de não serem multados e terem as suas motos apreendidas.

Confira quais são os documentos obrigatórios da moto.

  • Carteira Nacional de Habilitação

De acordo com o artigo 159 do Código Brasileiro de Trânsito, a carteira de motorista equivale a um documento de identificação em todo o território nacional. Tanto a CNH, quanto a PPD (Permissão para Dirigir) devem estar dentro do prazo de validade e com o motociclista enquanto ele estiver dirigindo. A CNH deve estar em bom estado e apresentar identificação do condutor, além de foto e número de CPF.

Vale lembrar que segundo a Resolução nº684 do CONTRAN , a opção eletrônica (CNH Digital ou CNH-e) tem a mesma validade jurídica que a carteira física de motorista. Basta baixar o aplicativo do DETRAN no smartphone e apresentar a versão online para a autoridade de trânsito, quando solicitado.

  • Licenciamento Anual

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é mais um documento que deve estar sempre com o condutor. É importante que o motorista esteja atento à renovação do licenciamento todos os anos, sendo necessário também constar o pagamento do seguro obrigatório, o DPVAT. Tenha cuidado para não confundir CRLV moto com CRV (Certificado de Registro do Veículo).

“Para não se perder nas datas de pagamento do licenciamento, fique atento ao número final da placa da sua moto, pois é a partir dele que você saberá o dia para realizar esse pagamento. Você pode checar a data referente ao seu estado na página do DETRAN de sua localidade ou mesmo no site da Zapay, onde é possível consultar todos os débitos veiculares e pagar em até 12 vezes”, explica Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.

Assim como a CNH-e, é possível ter também o licenciamento de forma digital. Trata-se do e-CRLV, onde é possível acessar o documento a partir de um aplicativo em seu celular.  Este documento digital é expedido apenas após o pagamento dos débitos veiculares, como multas de trânsito, tributos e demais encargos, que estejam vinculados ao veículo. A disponibilização do sistema eletrônico para validação do e-CRLV é de responsabilidade do DENATRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Esse sistema valida tanto o e-CRLV quanto a versão impressa do documento, a partir da leitura feita com um QR Code.

É importante ressaltar que conduzir veículos sem os documentos obrigatórios é uma infração leve, cuja penalidade é multa e pontos descontados na carteira de habilitação. A medida administrativa é a retenção do veículo até a apresentação do documento. A segurança em vias públicas é um dever de todos, por isso o cuidado com a documentação é tão necessário.

Sobre a Zapay – A Zapay é para quem tem carro (moto, ou caminhão)! Fundada no final de 2017, a empresa tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Desde então, já são mais de 8 milhões de consultas em nossos canais, em todo o Brasil. Com a Zapay, o cliente consegue consultar e pagar débitos de IPVA, multas, e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez e praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito. A Zapay está presente em todos os Detrans do país e é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464