Sustentabilidade é tema que deve ser tratado desde a infância

Projetos, como da Eu Amo Papelão, trabalham na escola a importância da preservação ambiental

Em recente entrevista, o meteorologista Carlos Nobre, o primeiro cientista brasileiro a ser eleito membro da academia científica da Royal Society – instituição britânica que é uma das mais antigas e prestigiadas sociedades científicas do mundo – declarou que o planeta só vencerá os desafios ambientais se houver uma nova geração que não aceite mais um mundo insustentável. Para isso, ele argumenta que a “sustentabilidade tem de ser ensinada de forma obrigatória desde o ensino fundamental”.

“Eu julgo que é muito importante que os estudantes tenham aulas sobre o que é uma vida sustentável, um ambiente sustentável, para construir trajetórias sustentáveis para vida individual, da família, da localidade, mas também de um país e de um planeta”, frisou Nobre.

Um projeto intitulado “+ Sorrisos nas Escolas” traz justamente esse propósito. Desenvolvido pela Eu Amo Papelão – iniciativa que foca em brinquedos e móveis infantis, além de projetos especiais, produzidos com o material -, as crianças podem, ao mesmo tempo em que se desenvolvem, usarem a criatividade e aprenderem sobre sustentabilidade.

O projeto é voltado para crianças de 3 a 7 anos, no qual elas criam e se desenvolvem através de uma atividade lúdica de montagem e personalização das suas próprias cadeiras e mesinhas – com pintura de tinta guache, por exemplo. As cadeiras suportam até 100 quilos.

“Nas atividades envolvendo a montagem e pintura desses móveis, os professores podem abordar a questão da sustentabilidade e reciclagem, já que o papelão é um material 100% reciclável e biodegradável”, explica o proprietário da Eu Amo Papelão e diretor do Grupo Mazurky, indústria fabricante dos produtos, Eduardo Mazurkyewistz.

O papelão ondulado se degrada completamente dentro de um período máximo de um ano. Se estiver exposta a condições climáticas favoráveis, isto é, em um ambiente úmido, esta degradação acelera ainda mais. “Então, é possível explicar aos pequenos a importância da utilização de materiais recicláveis, o ciclo e as etapas até chegar à reciclagem; o descarte correto quando não se for utilizar mais o móvel e que fazer do mundo um local melhor para se viver precisa da nossa ajuda, com simples gestos, como os de reduzir resíduos, reutilizar e reciclar, sendo assim, amigos da natureza e do planeta”, fala.

O trabalho com os alunos foca, ainda, em pontos como responsabilidade; criatividade; desenvolvimento da motricidade; além de questões sócio-afetivas. “Estabelecer esse diálogo entre as crianças, ao mesmo tempo em que as faz colocar as ações em prática, é fundamental para promover a integração e a troca desde os primeiros anos de vida dos pequenos. É uma oportunidade de ressaltar a importância de todos fazerem sua parte por um bem que é comum: um planeta mais humano e vivo”, salienta”. “Tratando isso desde a infância, crianças conscientes serão adultos conscientes”, conclui.

Sobre a Eu Amo Papelão

A Eu Amo Papelão traz a proposta de brinquedos nos quais adultos e crianças possam brincar juntos, aliando diversão e criatividade, proporcionando momentos felizes em família, através do papelão, com, ainda, mais um propósito: o da sustentabilidade.

Conheça mais em loja.euamopapelao.com.br.

Sobre o Grupo Mazurky

Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464