5 erros que podem atrasar a alfabetização infantil
Saiba quais são os principais desafios e como evitá-los para ajudar os filhos na hora de aprender a ler
O início do ano letivo também significa novos desafios na escola para crianças, especialmente quando há alfabetização envolvida. Ao passo em que letras e sons vão se encaixando, um novo mundo se abre para os estudantes, que passam a desvendar placas na rua, livros e a vastidão da internet. Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Paranaense, Sheila Lippmann, este é um momento muito importante no desenvolvimento escolar do aluno e precisa do apoio tanto dos professores quanto dos pais. “A alfabetização é um processo contínuo e que precisa de apoio e estímulo tanto na escola como em casa. Ao ser igualmente desafiado e parabenizado pelos avanços, o estudante naturalmente vai procurar saber cada vez mais”, explica.
Por ser uma fase de grande importância, a ansiedade dos pais pode interferir no andamento do processo de alfabetização. Confira quais são os principais erros e como evitá-los:
- Tentar ensinar a ler e escrever muito cedo: é importante esperar até que a criança esteja pronta para aprender a ler e escrever. Forçá-la a aprender antes pode ser frustrante e acabar com a motivação.
- Não fornecer suporte suficiente: as crianças precisam de muito apoio durante o processo de alfabetização. É importante que os pais e professores estejam disponíveis para ajudar a criança a praticar e a superar quaisquer dificuldades.
- Não incentivar a leitura: ler é uma ótima maneira de ajudar a criança a aprender a ler e escrever. É importante incentivar a criança a ler livros de seu interesse e fazer leituras em voz alta com ela.
- Não dar feedback: dar feedback à criança sobre seu progresso é muito importante para motivá-la e incentivá-la a continuar. É importante fornecer elogios e encorajamento para a criança, mesmo quando ela estiver tendo dificuldades. Cada avanço conta muito.
- Não ser paciente: o processo de alfabetização pode levar tempo e é importante ser paciente com a criança durante esse processo. Não se deve pressionar ou esperar resultados rápidos.