Enfermeira baiana cria marca de licor especial com foco no turismo
Como acontece com a maior parte dos profissionais de saúde, Shirley Gabriel estava a procura de uma segunda fonte de renda para complementar seu salário que recebe como enfermeira na cidade de Salvador. E a primeira ideia que ocorreu foi fazer o que, segundo ela mesmo conta, “99% dos profissionais de saúde fazem para aumentar a renda: conseguir um segundo emprego”. Porém, a enfermeira queria mesmo era passar longe desta estatística. Pois quando pensava na jornada dupla de trabalho, noites perdidas, cansaço acumulado batia aquele desespero. Foi olhando em um caderno antigo que ela lembrou da existência de uma receita de licor única e encantadora que quando era feita deixava todos que experimentavam, impressionados com o sabor incrível da bebida.
E neste momento Shirley teve um instalo: “por que não fabricar licor e vender”? Não deu outra, a enfermeira botou a mão na massa e foi produzir os seus próprios licores. Nascia então a Axé Licor, uma linha de bebidas finas à base de doce de leite. O produto agradou em cheio e Shirley obteve sucesso de imediato. As vendas iam de vento em popa, até que um dia recebeu um alerta: vender licor produzido em casa, sem normas de segurança alimentar, certamente traria problemas para ela.
Shirley estava de novo então, na estaca zero. Ela tinha uma boa ideia, tinha um produto de excelente qualidade, mas não tinha como garantir a qualidade e a segurança de seu licor. “A essa altura eu já ia em feiras, já tinha uma clientela fiel, eu vendia muito licor, mas não podia continuar na informalidade”, afirmou a enfermeira.
E foi pesquisando na internet sobre como legalizar a marca, que ela se deparou com a possibilidade que seria a salvação de seu negócio. Ela poderia terceirizar a marca. Isso mesmo, em vez de comprar todos os equipamentos, investir em cursos e em profissionais especializados, o que custaria uma fortuna que ela não tinha, ela poderia simplesmente demandar a produção de sua marca de licor para uma empresa especializada. Ressurgia então, a marca Axé Licor, só que desta vez de forma totalmente legalizada.
“No dia em que eu recebi aquela propaganda do curso eu disse pera ai, eu posso fazer isso, eu posso mandar uma boa empresa produzir o meu licor e eu vou cuidar somente do marketing e da venda”, afirmou a enfermeira. Shirley estava se referindo ao curso Lucrando com Bebidas, um curso totalmente online que ensina qualquer pessoa a ter uma marca de Cachaça, Whisky, Gin, Vodca, Rum, Licor e até mesmo drink pronto para beber. Tudo que ela teria que fazer era gastar energia planejando a venda.
E isso não foi problema para a enfermeira. Ao participar de feiras em vários pontos da cidade e receber a aprovação total dos clientes, a enfermeira teve um insight. Ela resolveu focar no público que visita a capital baiana e que gostaria de levar para casa uma lembrança da cidade, algo que fosse diferente dos demais, que pudesse realmente trazer uma experiência gastronômica da Bahia “entregar para turistas o verdadeiro sabor da Bahia em uma garrafa de licor” “então, porque não levar logo uma garrafa de Axé?”. Shirley aperfeiçoou os conhecimentos de marketing que ela já possuía. Com apoio do curso, ela criou um novo design para a garrafa e hoje faz sucesso com seu Axé Licor, agora também nos sabores de doce de leite, cappuccino e chocolate africano seus licores são vendidos na Bahia, e para todo Brasil pela internet.
“Me sinto empoderada como mulher e muito feliz quando vejo meus licores circulando pelo Brasil e pelo mundo agradando aos paladares mais exigentes”, complementa a enfermeira.
A TERCEIRIZAÇÃO DE MARCAS ABRIU UM UNIVERSO DE NOVAS POSSIBILIDADES.
Para Leandro Dias, um dos criadores do curso Lucrando com Bebidas, o que aconteceu com a enfermeira Shirley Gabriel vem sendo observado com muito carinho pela equipe de marketing do curso. “É cada vez maior o número de pessoas que nunca pisaram em uma destilaria, ou fábrica de bebidas, criarem suas próprias marcas e ganharem um bom dinheiro com isso”, afirmou Dias. Ele lembrou que há outros empreendedores que assistiram ao curso e com as dicas que receberam, nem precisaram abandonar seus empregos para ter uma renda extra. “É claro, no futuro, o caminho natural é que a marca cresça e acabe se tornando a atividade principal, como já aconteceu com diversos outros alunos”, complementa o professor.
SOBRE O CURSO LUCRANDO COM BEBIDAS
O Curso Lucrando com Bebidas foi criado por Leandro Dias, sócio-proprietário da Middas Cachaça, a única Cachaça do mundo a vir com flocos de ouro comestível 24 quilates. A Middas também é feita de modo terceirizado e possui 9 medalhas internacionais. Leandro usou todas as estratégias aplicadas na marca Middas para desenvolver o curso Lucrando com Bebidas.