Academia da Cerveja e Ânima Educação se unem em parceria inédita para disseminar conhecimento cervejeiro
Da matéria prima da cerveja às possibilidades do mercado de trabalho, passando também por consumo responsável, conteúdos prometem formação completa e exclusiva a estudantes universitários
Disseminar e expandir o conhecimento do cenário cervejeiro de forma inclusiva, fortalecendo a representação da cerveja no país: esses são os principais objetivos da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e da Academia da Cerveja, da Ambev, que se uniram com a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino de qualidade do país, para oferecer uma formação completa e inédita sobre cerveja ao público universitário do grupo de ensino.
“A categoria da cerveja representa 2% do PIB do Brasil e gera mais de 2 milhões de empregos. É um mercado promissor no país e que merece atenção daqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Trazendo essa formação, construída por muitas mãos entre Academia, Abracerva e Ânima, somamos a nossa experiência e conhecimento para qualificar ainda mais esse público que possui interesse no setor”, comenta Laura Aguiar, sommelière, mestre-cervejeira, professora da Academia e Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira na Ambev.
A partir de agora, alunos dos cursos de graduação das instituições que fazem parte da Ânima em todo Brasil poderão se matricular no curso de extensão “Cerveja do Campo ao Copo”, oferecido em formato digital síncrono (ao vivo). O conteúdo foi desenvolvido pela Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev e pela Abracerva, entidade nacional que reúne as cervejarias, sommeliers, fornecedores e apoiadores da cerveja artesanal para fortalecer a cultura cervejeira no país. As aulas serão ministradas de maneira conjunta por profissionais da Academia da Cerveja, da Abracerva e da Ânima.
“A cerveja é a bebida preferida dos brasileiros e com a evolução do paladar ao longo dos últimos quinze anos tornou-se a melhor opção para harmonização gastronômica. Com uma variedade de estilos surpreendente queremos levar aos alunos Ânima a modernidade da cerveja artesanal”, explica o Presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
Os alunos interessados têm a oportunidade de aprender desde a matéria-prima da cerveja até as oportunidades de trabalho do mercado, passando também pelo tema de consumo responsável. Dividido em módulos, o curso vai abordar os momentos épicos da história da cerveja, qual o cenário atual da bebida no Brasil e no mundo, quais os ingredientes, processos produtivos, harmonizações, entre outros tópicos.
Neste momento, o piloto é oferecido exclusivamente para alunos matriculados em qualquer curso superior da Ânima Educação, maiores de 18 anos. Fazem parte do Ecossistema Ânima 18 instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil, além de marcas especialistas como a Le Cordon Bleu (SP).
“Os cursos de extensão universitária têm como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além das específicas das áreas de formação técnica. Seguindo este princípio, o fruto dessa parceria possibilitará a todos os alunos da Ânima a chance de se informarem e conhecerem a cultura e o mercado cervejeiro para além daquilo que, eventualmente, já sabem como consumidores” ressalta Rosa Moraes, embaixadora da área de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação.
Sobre os parceiros:
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal é uma entidade sem fins lucrativos que atua nacionalmente em defesa dos interesses das cervejarias independentes e do mercado de cervejas artesanais. É a maior entidade do setor em número de associados, representando 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham diretamente com cervejas artesanais. Conheça https://abracerva.com.br/.
A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo de disseminação de conhecimento cervejeiro e um ponto conector de construção e de fortalecimento para toda a categoria de cerveja. Junto a escolas brasileiras, especialistas e microcervejarias, contamos com iniciativas e projetos em conjunto para ampliar e fortalecer a educação e profissionalização do mercado no país, expandindo excelência cervejeira e expertise. Acreditamos que, como parte de um setor que tem a cerveja como sua principal paixão, um componente desse ecossistema só é forte quando todos são. É exatamente por isso que estamos abertos para ouvir, aprender e, assim, contribuir para desenvolver e fortalecer o mercado como um todo.