Oferta do V Itinerário Formativo é oportunidade para sair do Ensino Médio com curso técnico reconhecido pelo mercado nacional
A proposta da Lei Federal nº 13.415/2017, conhecida como a Nova Lei do Ensino Médio, é dar mais protagonismo aos alunos e dar possibilidades para que escolham a área de conhecimento que mais se identificam. A escolha é feita durante o 1º ano do Ensino Médio, a partir do Projeto de Vida.
Os itinerários seguem as grandes áreas de conhecimento: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; e V Itinerário Formativo por meio da Educação Técnica Profissional integrada.
O V Itinerário Formativo é a oportunidade de sair do Ensino Médio com uma formação técnica, com chances de ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.
Nos Colégios Sesi, o V Itinerário Formativo é ofertado de forma integrada com o Senai. Conforme explica o coordenador de Educação e Negócios do Sistema Fiep, Reinaldo Rodrigues dos Santos, nas unidades que já possuem estruturas integradas de Colégio Sesi e Senai, os alunos já têm acesso aos laboratórios, biblioteca, espaços comuns e FabLab, como é o caso da unidade de São José dos Pinhais. “Mesmo não escolhendo o V Itinerário Formativo, os alunos dos Colégios Sesi já têm acesso a todos esses espaços. Mas esse acesso se amplia com a possibilidade de cursar a formação técnica”, diz.
Arranjos curriculares
Os cinco Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio dos Colégios Sesi trabalham de maneira integrada em três linhas: Linguagens e suas tecnologias (I) + Ciências humanas e sociais aplicadas (IV); Matemática e suas tecnologias (II) + Ciências da Natureza e suas tecnologias (III); e o V Itinerário Formativo – Formação técnica e profissional por meio do Senai.
Para as unidades com ensino bilíngue ou trilíngue, o coordenador afirma que as principais diferenças com o ensino regular estão na quantidade de aulas, disciplinas da base diversificada, ambiente e ações que estimulam a internacionalização. “As disciplinas da base diversificada ofertadas em português e inglês, ou português, inglês e espanhol, desenvolve, o aluno não só nos conteúdos acadêmicos e científicos, mas também linguísticos. O aluno sai com uma grande possibilidade de avanço na proficiência, além das ações de internacionalização dos Colégios com ensino bilíngue ou trilíngue, que complementam o desenvolvimento linguístico e cultural do aluno”, comenta Reinaldo.
Para conhecer mais sobre os Colégios Sesi no Paraná, acesse: www.colegiosesi.com.br