Com a população vacinada, os riscos de contaminação e casos graves diminuem consideravelmente
Para a indústria, os efeitos da vacinação vão além da preservação da saúde. Traz benefícios como a redução de absenteísmo e para empresas que ofertam plano de saúde para seus colaboradores, há contenção de custos com tratamentos. Pesquisas indicam que há motivos para sustentar esses programas de vacinação como fonte de investimento nas corporações.
Segundo uma pesquisa italiana, o retorno é de 11,7 Euros para cada Euro investido na vacinação, além da redução de 23% do absenteísmo. Em outro cenário, de acordo com Keech e Breadsworth, a vacinação contra a gripe evita perda de produtividade na sociedade como um todo e, quando ocorre surtos das doenças os resultados são ainda mais relevantes.
No Brasil, o estudo de Eduardo Ferreira Arantes, O Retorno Financeiro de Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas, demonstrou que o retorno sobre o investimento (ROI) em programas de imunização contra influenza apresenta uma economia de R$ 3,50 para cada real investido.
Para apoiar e fortalecer a indústria, melhorando a qualidade de vida das pessoas, o Sesi Paraná promove desde 2010 sua campanha de vacinação como parte de uma série de ações de prevenção e cuidados para os colaboradores das indústrias. A partir de 02 de janeiro as indústrias paranaenses poderão aderir à campanha 2023, por meio do Portal da Vacina.