Termificação: Porque você não sabe o que é
Ivo Pugnaloni
A culpada verdadeirada alta das tarifas é a violenta “termificação” da matriz elétrica brasileira, um verdadeiro escândalo, que começou nos governos Sarney e FHC e foi implementado por todos os outros governos. O jornal Estado de São Paulo revelou isso em 2013 e foi censurado por mais de 10 anos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
A “termificação” é um tipo de negócio muito fácil de explicar e de realizar.
Ele funciona quando os governantes, em vez de investir no tempo certo em novas usinas hidrelétricas que produzem energia dez vezes mais barata do que as térmicas, preferem não investir, de “caso pensado”. Depois, quase em cima da hora, quando o apagão começa a parecer inevitável, eles realizam leilões para comprar energia de usinas termelétricas dez vezes mais caras. Uma vez que estas podem ser importadas quase prontas e podem ser instaladas em menos de 6 meses, os governos podem dizer que “Evitaram o apagão”, dando-lhes argumentos para que eles, que quase causaram o “apagão”, vangloriarem-se que “ venceram o apagão” que eles mesmo quase provocaram.
Por esta razão, os governos cometem todos os erros possíveis na condução dos projetos de hidrelétricas, especialmente no seu licenciamento e construção, passando por cima de leis e regulamentos ambientais. |Isso para que o ministério publico e a população reajam paralisando as obras, para que quase chegue a faltar energia. Assim eles colocam a sociedade, as pessoas e as empresas sob a pressão de um provável “apagão”. Para logo em seguida, justificarem que tiveram que comprar em regime de “emergência” a energia de termelétricas que é dez vezes mais cara.
“Criar dificuldades para vender facilidades”, é o lema desse grande negócio que faz com que os consumidores não se importem que as concessionárias comprem energia de usinas termelétricas 10 vezes mais cara, quase todas de propriedade de conhecidas famílias da nossa política.
Esse procedimento ilegal já gerou 664% de aumento da capacidade de geração termelétrica desde 1995, aumentando nossa tarifa industrial em 174% acima da inflação no mesmo período, calculada pelo IPCA.
Agora, Lula assinou uma medida provisória preparada pelo ministro de minas e energia, para “reduzir as tarifas”, mas os políticos que são exatamente os maiores donos de termelétricas, vão continuar a nadar de braçada, pois o governo quer comprar das termelétricas mais 12.334 MW (A Itaipu tem 14.000 MW).
Você entendeu agora porque ninguém explica a você o que é a “termificação”? E por que nem se fala nela ?