5 de novembro de 2024

Antes ou depois da gravidez? Cirurgiã plástica explica quando e quais os cuidados da lipoaspiração

A médica cirurgiã plástica Anacélia Gorini, especialista no assunto, afirma que a mulher pode escolher qualquer época para a cirurgia, mas cada período exige um tipo de cuidado

Quando as mulheres decidem realizar uma lipoaspiração, precisam levar em conta alguns fatores importantes na hora de marcar a cirurgia. Entre eles, se querem realizar o procedimento antes ou depois de engravidarem. Algumas pensam que se realizarem antes podem perder o efeito cirúrgico após terem filhos enquanto outras acreditam que operar depois pode ser mais difícil obter o resultado. A médica cirurgiã plástica Anacélia Gorini, especialista no assunto, afirma que a mulher pode escolher qualquer época para a cirurgia, mas cada período exige um tipo de cuidado.

“Não importa se a mulher escolhe realizar a lipoaspiração antes ou depois de ter filhos, o que vai mudar são os cuidados que ela deverá ter com o corpo, com a alimentação e com a recuperação nos diferentes períodos”, ressalta Anacélia. De acordo com ela, mitos como perda de fertilidade são afirmações falsas. “A lipoaspiração não interfere na capacidade de ter filhos nem a gravidez prejudica o resultado da cirurgia”, afirma a médica especialista. Anacélia aponta que a cirurgia diminui a quantidade de células de gordura corporal, que não voltam a crescer a não ser que a paciente engorde novamente.

Ao contrário, a cirurgiã plástica ressalta que a lipoaspiração pode ajudar a mulher a evitar ganhar uma grande quantidade de gordura corporal durante a gestação. “Em primeiro lugar, porque a cirurgia diminui a quantidade de células de gordura do corpo. Em segundo, porque a cirurgia vem junto de uma reeducação alimentar, de um cuidado maior com o corpo, da realização de exercícios físicos”, explica a especialista. Isso significa que, independentemente da mulher engravidar ou não após a cirurgia, os cuidados devem permanecer os mesmos.

Entretanto, a paciente pode optar por realizar uma lipoaspiração após ter filhos. “Nesse caso, o ideal é ter todos os filhos que planejar antes de realizar o procedimento, porque provavelmente será necessário realizar uma abdominoplastia, que remove o excesso de pele e gordura do abdômen e pode aproximar os músculos retos do abdômen”, pondera. “É que a gravidez pode causar a diástase dos músculos, que pode ser corrigida com a cirurgia através da qual se retira a pele do umbigo até a região pubiana.”

Nesses casos em que a mulher escolhe realizar a lipo após as gravidezes, será necessário verificar quanto tempo após o último parto ela poderá entrar no centro cirúrgico. “Tudo depende de cada paciente, de como foi cada gravidez, se foi parto normal ou cesárea. São fatores que o médico avaliará em cada caso”, ressalta Anacélia. De qualquer maneira, a cirurgião plástica afirma que a lipoaspiração ajudará a esculpir o corpo removendo gorduras indesejáveis no abdômen, na cintura, nos quadris, nas nádegas e nas coxas.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427